Não dificilmente empreendedores assumem o papel de gestor de equipe dentro dos seus empreendimentos. Mas muito frequentemente essa gestão não é feita de maneira estratégica, o que pode colocar em risco a qualidade de entrega da força tarefa. 

Ao explorar, então, os passos apresentados por Kotler e Keller para a gestão dos colaboradores, voltado mais para a área de vendas, tem-se cinco etapas importantes que devem ser consideradas para uma gestão eficiente foco em resultados.

Etapas

O recrutamento e seleção é a etapa inicial e precisa de ações sobre cautela. Isso pois, uma má seleção gera rotatividade, e a rotatividade resulta em gastos com seleção e treinamento de novos profissionais e, muitas vezes, uma sobrecarga dos colaboradores que permanecem na empresa. Por isso, é preciso realizar uma boa seleção da equipe, com critérios relevantes e bem definidos.

Já a segunda etapa constitui em treinamento em técnicas, nos produtos, nas políticas da empresa e na orientação para a satisfação do cliente. Atualmente os clientes esperam que os colaboradores conheçam o produto, que contribuam com ideias para melhorar as operações e que sejam eficientes e confiáveis. Esses requisitos exigem das empresas um investimento mais alto em capacitações.

Entrando na etapa de gestão em si, tem-se a supervisão da equipe e auxílio aos colaboradores para que utilizem seu tempo com eficiência. Normas para contatos de prospecção e o uso de tecnologias contribui para uma organização e otimização melhor do tempo dos colaboradores, permitindo um uso eficaz do tempo da equipe.

A quarta etapa é a motivação da força de vendas, manter a equipe motivada é essencial para a continuidade de bom desempenhos. A motivação pode acontecer através de incentivos como recompensas e satisfação no ambiente de trabalho. Independente da forma encontrada, é preciso entender se aquilo está fazendo sentido para os indivíduos e quais estão sendo as reações aos incentivos.

Para entender como os colaboradores estão em seu desempenho, é necessária uma avaliação tanto individual quanto coletivo dos vendedores. Assim, obtendo regularmente informações sobre os vendedores para avaliar seus desempenhos e realizar feedbacks coerentes. Com feedback que a qualidade pode evoluir, uma vez que pontua o que pode ser otimizado.

Conclusão

São estas, então, as etapas que podem contribuir e fazer a diferença na gestão de equipe, que consequentemente afetará os resultados do empreendimento. Apesar destes passos iniciais direcionarem para uma melhor gestão, estudar técnicas para otimizar como cada uma destas etapas será feita é extremamente válido para desenvolver ferramentas e métodos efetivos para as necessidades de cada negócio.

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Por: Mirihan Lemos (Consultora no Time UNIFEI JR)
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