Cronoanálise: Reduzindo Custos e Aumentando a Produtividade

Cronoanálise e Otimização de Processos

A Cronoanálise não se trata apenas da medição de tempo dos processos da sua empresa; é também uma abordagem estratégica para a produtividade e eficiência do seu negócio. Nesse artigo vamos compreender a importância dessa ferramenta no mercado altamente competitivo atual e como ela pode ser a diferença entre o sucesso e estagnação.

Com o avanço tecnológico e a crescente busca por resultados cada vez melhores, somos constantemente desafiados a melhorarmos nossos processos produtivos. A cronoanálise surge, então, como uma solução sólida para enfrentar esses desafios, oferecendo um panorama detalhado de onde estão os gargalos e ineficiências da cadeia de produção, nos permitindo identificar e sanar esses problemas.

A primeira etapa da cronoanálise está na identificação e mapeamento de procesos da empresa.

Leia mais sobre Mapeamento de Processos

Após o mapeamento de processos é possível escolher qual setor e qual colaborador a análise será realizada. A preferência é que o trabalhador possua um conhecimento satisfatório das tarefas, mas que também não esteja muito à frente dos demais. Deve ser um funcionário que se adeque à média de todos os outros que contribuam para a mesma função. A medição deve ter significância estatística, o ideal é que seja medida pelo menos 10x a fim de obter dados significantes e que o ambiente de trabalho seja o mais dentro dos padrões possíveis.

Repita esse processo com todos colaboradores daquele setor e estabeleça a média da cadeia de produção da área. Por exemplo, se 5 funcionários trabalham em determinado setor, faça a soma da média do tempo gasto por cada um dos 5 trabalhadores dentro do setor.

Não se esqueça também de adicionar um tempo de tolerância para as atividades dos funcionários, pois muitos deles necessitam de pausas para ir ao banheiro e tomar água.

Por fim, compreenda qual seria o tempo ideal em cada um desses setores, isso, aliado a uma análise profunda, permitirá a identificação dos seus gargalos e ineficiências produtivas. Talvez o problema sejam os equipamentos, falta de treinamento dos funcionários ou até mesmo o layout da área produtiva.

 

Partilhe o seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *