Você sabe o que são Métricas e KPI’s?

Atualmente é perceptível como o marketing digital tem mudado as relações entre comprador, mercado, produtos e marcas, se tornando um grande investimento para diversos negócios, abrindo portas para novos vendedores surgirem no mercado. Porém, como consequência dessa facilidade em se inserir no mercado através do meio digital, um erro muito comum e também letal é a falta de acompanhamento dos indicadores de desempenho do seu negócio. Uma pesquisa feita pela Content Trends, no ano de 2017, mostrou que 78,1% das empresas que fazem um acompanhamento da sua estratégia se consideram bem-sucedidas, e para as empresas que não fazem essa análise os números caem para 25,2%. Sabendo disso, neste artigo iremos lhe apresentar o que são esses indicadores de desempenho, métricas e KPI’s, e como eles te auxiliarão a desenvolver a sua marca.

O que são métricas de marketing digital?

Métricas do marketing digital são, por sua vez, os valores que indicam a performance das suas iniciativas dentro do meio digital. Sendo assim, através desses números, é possível identificar se a estratégia está funcionando e alcançando os resultados almejados, ou se está na hora de alterá-la. Além disso, conhecer esses números é de extrema importância para o desenvolvimento do seu marketing, porém cabe a você avaliar a relevância de cada um deles dentro da sua estratégia.

Dessa forma, trouxemos aqui alguns exemplos das principais métricas que todo negócio deve avaliar para ter uma estratégia bem sucedida:

1) Taxa de retorno:

A princípio, leva-se conta uma certa quantidade de pessoas que realizaram uma determinada ação, a taxa de retorno equivale ao percentual dessas pessoas que repetem essa ação. A partir desta taxa é possível investir em ações que geram um bom retorno e reformular aquelas que não tem apresentado bons resultados.

2) Retorno sobre investimento – ROI:

É a métrica utilizada para calcular o quanto uma quantia de recursos rendeu para o seu negócio. Sendo, por seu modo, usado para avaliar o custo-benefício com relação aos investimentos em uma determinada ação.

O ROI é calculado através da equação: Ganho obtido subtraindo a Quantia gasta (investimento), onde somam-se todas as vendas resultantes do marketing digital do seu negócio, e este valor é subtraído pela soma de todos os gastos resultantes desse investimento.

3) Índices de engajamento:

Esta é a taxa que indica o quanto de interação seu público tem com a sua marca através dos conteúdos que você posta na internet. Vale ressaltar, ainda, que cada rede terá um meio de interação diferente, assim as estratégias de interação serão diferentes.

4) Leads por canal:

Essa métrica, por fim, identifica os canais que atraem mais leads para o seu negócio, quais dão melhores resultados e quais não são tão efetivos. Dessa maneira, você pode direcionar os investimentos para os canais que geram melhores resultados.

O que são KPI’s?

A saber, Key Performance Indicator ou comumente abreviados para KPI’s, são Indicadores-chave Performance. Assim como as métricas, KPI’s são formas de medir se as estratégias de marketing estão alcançando o resultado esperado, sendo possível traçar novas metas.

É valido ressaltar que os KPI’s devem estar sempre alinhados aos objetivos que a sua organização quer alcançar através do marketing.Nesse sentido, separamos alguns exemplos desses indicadores para você avaliar o seu negócio:

1) Taxa de conversão:

Este é um dos indicadores de desempenho mais importantes no marketing digital. Entendido como o número de pessoas que realizaram uma ação almejada com a sua campanha, anúncio, post e etc.

É importante destacar, ainda, que uma conversão não se trata apenas de uma venda, mas sim de um objetivo alcançado para atrair seu lead, como o cadastro feito nas redes em troca do download de um e-book ou outro item requisitado, bem como o preenchimento de um formulário de newsletter)

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2) Custo por Lead – CPL:

O CPL, por seu lado, é o KPI que permite identificar o valor investido pela sua organização para a cada lead capturado através das diversas fontes de tráfego. Esse valor é encontrado através da divisão: valor investido com o trabalho de Marketing Digital pelo número de Leads gerados através deste trabalho. Sendo fundamental para o direcionamento de investimentos em estratégias de captura de leads.

3) Custo de Aquisição de Clientes – CAC:

Este é o valor aplicado para suprir todos os custos referentes as áreas de marketing e vendas dividido pelo número de novos consumidores. O CAC é a métrica que representa o valor que o seu negócio investe para conquistar um novo cliente.

Métricas X KPI’s, qual a diferença?

Confundir esses dois indicadores é algo muito comum por serem muito parecidos, porém, existe uma diferença entre eles. Por isso, assim como as métricas, os KPI’s são fatores que devem ser mensurados, porém esses últimos são os indicadores mais importantes e relevantes para o seu negócio. Desse modo, quando uma métrica se torna importante para a sua estratégia de marketing digital, ela passa a ser um KPI.

De maneira simplificada, existem diversos números a serem mensurados que são importantes para o andamento da sua estratégia de marketing. No entanto, os KPI’s são os essenciais para atingir os resultados esperados . Quando surgir a dúvida, se pergunte “qual indicador é fundamental para o entendimento e andamento da minha estratégia?”, a resposta para essa pergunta serão os KPI’s do seu negócio.

Por fim, diferenciar e aplicar esses conceitos pode ser uma tarefa difícil. Contudo, é extremamente importante para o desenvolvimento da sua estratégia de marketing digital. Logo, caso você tenha interesse em desenvolver um Plano de Marketing com novas estratégias e análises, corra já e agende um diagnóstico gratuito com a gente clicando aqui.

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