Softwares e aplicativos que facilitam a vida do empreendedor

Nos dias atuais, com a constante evolução da tecnologia e ela se tornando cada vez mais presente nas nossas vidas, diversas ferramentas foram desenvolvidas para facilitar a vida do empreendedor, ferramentas que são disponibilizadas em softwares parar realizar tarefas que antes eram realizadas manualmente.

O que são softwares e aplicativos?

Softwares são um conjunto de instruções que devem ser seguidas e executadas por um mecanismo (seja um computador ou um dispositivo eletrônico). É um termo geral usado para descrever programas, aplicativos, scripts, macros e instruções diretamente embutidos no código (firmware) para indicar o que a máquina deve fazer.

Cada programa em seu computador, telefone celular, tablet, smart TV, console de videogame, decodificador, etc. é um software, seja um editor de texto, navegador, editor de áudio ou vídeo, aplicativo de jogo ou vídeo. Streaming de mídia, etc. O software pode ser apresentado de várias maneiras, desde aplicativos em telefones celulares até um conjunto de cartões perfurados usados ​​em computadores.

Porque empreendedores devem utilizar softwares?

Se você possui uma pequena/média empresa, sabe como é difícil controlar todos os aspectos da gestão e ainda considerar o crescimento do negócio. Para facilitar esse trabalho, os empreendedores contam com softwares de fácil utilização, que podem ser um diferencial para aumentar a produtividade.

A principal vantagem de utilizá-los é economizar tempo no dia a dia e no planejamento de negócios. Com tarefas mais organizadas, é possível que pequenos empreendedores foquem na gestão e encontrem oportunidades para expandir suas atividades.

Tipos de softwares usados pelos empreendedores

Existem diversos tipos de softwares no mercado, cada um deles voltado para algum tipo específico de tarefa. Aqui vamos listar 5 tipos diferentes de softwares:

1) Softwares de Sistemas de gestão:

As primeiras soluções técnicas para empresas são caras e difíceis de usar porque precisam ser instaladas em máquinas e requerem conhecimento técnico. No entanto, os tempos mudaram, com a criação de softwares intuitivos e programas simples, é possível ao empreendedor melhorar a gestão em todas as áreas.

Entre as vantagens da utilização de um sistema de gestão, pode-se citar a integração entre os departamentos da empresa, tomadas de decisão mais eficazes e redução de custos. Ao administrar o negócio de forma mais organizada, o empreendedor pode entender melhor seus gastos e encontrar formas de aumentar sua receita.

2) Softwares de planejamento de negócio:

Temos um software que simula ferramentas de planejamento, como o Canvas, que é um painel com nove áreas diferentes onde tradicionalmente você pode preencher informações usando notas adesivas.

Lá, os empreendedores planejam custos, receitas, canais de vendas e outros pontos importantes. Canvas é um exemplo óbvio de ferramentas incorporadas em software onde você pode modelar produtos ou re-planejar seu negócio.

3) Softwares para gestão de tempo:

Você conhece a sensação de que tem muitas coisas para fazer, mas pouco tempo? Pode ser resolvido pela matriz de Eisenhower, que é uma ferramenta adequada para definir suas prioridades e organizar todas as tarefas que precisam ser realizadas no dia.

A matriz de gerenciamento de tempo é muito indicada para empreendedores que gostam de estar em todas as etapas do negócio. Essa é uma forma de evitar que você se perca em suas prioridades e nas tarefas mais importantes, o que afetará sua produtividade. Essa matriz pode ser feita por diversos softwares diferentes.

4) Softwares de Gestão de Tarefas:

As ferramentas de gestão de tarefas servem para definir prioridades e organizar a sua rotina para entregar todas as pendências. Essas ferramentas contam com criações de checklists, kanban e tarefas em geral. Podem ser utilizados individualmente, mas em sua grande maioria são usados em equipes.

5) Softwares de Contabilidade:

Os empresários conhecem as dificuldades da burocracia brasileira. Mas esse problema pode ser facilmente resolvido procurando soluções de contabilidade online, melhorando assim a segurança do processo e reduzindo a incidência de erros.

Um dos aspectos práticos da contabilidade online é simplificar e reduzir a burocracia e as dificuldades empresariais. Por meio de uma única plataforma, você pode facilmente emitir notas fiscais, controlar folha de pagamento, definir pró-trabalho e realizar transações bancárias.

Isso garante economia de tempo para os empreendedores e eles podem se concentrar em outras áreas essenciais do negócio. Mais importante ainda, para pequenas empresas, essas plataformas são personalizadas e podem ser acessíveis com os orçamentos mais apertados.

Exemplos de softwares usados pelos empreendedores

  • Trello: A plataforma é baseada no método Kanban e pode entender claramente o fluxo de trabalho. O software de gerenciamento de projetos permite monitorar métricas, definir cronogramas, enviar notificações, delegar responsabilidades, permitir anexar arquivos, criar listas e até mesmo sincronizar com outros serviços (como os do Google).
  • Canva: é um software livre para empreendedores que pode resolver quase todos os problemas de design que as pequenas empresas podem encontrar. Criou uma fan page para o seu projeto e você não consegue melhorar o layout com designers profissionais? Canva fornece modelos prontos. Da mesma forma, você pode usá-lo para postar em redes sociais, infográficos, apresentações, e-books e outros materiais.
  • Conta Azul: O software de gestão financeira Conta Azul é muito completo e fácil de usar. O sistema tem como funções a gestão de fundos, estoques, emissão de notas fiscais e faturamento da empresa, além de um aplicativo que auxilia o empresário na gestão do caixa.
  • ASAAS: É um software de gestão de pagamentos que permite emitir e controlar despesas. Com este sistema, você pode gerar e enviar contas aos clientes ou cobrar com cartão de crédito. Isso pode ser feito por meio de vendas pessoais, vendas a prazo ou despesas recorrentes (como taxas mensais). O sistema também enviará alertas sobre atrasos, indenizações, etc.
  • Agendor: O relacionamento com o cliente deve ser a prioridade de qualquer negócio. Agendor é um software de gerenciamento de CRM que permite acompanhar a interação entre clientes e vendedores, possui um assistente virtual e fornece insights sobre a próxima etapa do funil de vendas.

Conclusão

Vimos que nos dias atuais, com o desenvolvimento da tecnologia, gerenciar uma empresa sem softwares é algo quase impossível. Os softwares, quando bem utilizados podem poupar tempo e dinheiro, além de proporcionar um melhor desempenho para sua empresa.

Os softwares permitem que os trabalhos e tarefas sejam realizadas de maneira mais organizada, além de serem muito intuitivos e de fácil aplicação. Tudo isso, em sua maioria por preço super acessíveis, se tornando um ótimo investimento para seu negócio.

E você, utiliza algum software em sua empresa? Conta para a gente nos comentários! Nos acompanhe, também, em nossas redes sociais – Instagram, Linkedin, Facebook – para saber mais sobre softwares e aplicativos e outros temas que estão por vir! 

Partilhe o seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *