Segundo dados da Upserve, cerca de 90% das pessoas procuram um restaurante antes de pedir ou de ir ao local – mais do que qualquer outro tipo de segmento de negócio. Além disso, 57% dessas pessoas visitam as mídias sociais do restaurante antes de, realmente, decidirem por pedir ou por ir ao estabelecimento.
Se hoje você buscar o seu restaurante em alguma rede social, o que iria aparecer? Como, por exemplo, melhor restaurante em <sua cidade> no Google? Seu restaurante apareceu? Talvez você não fique feliz com o resultado, porém não fique preocupado. Nos separamos três tópicos que vão te ajudar a começar ou, até mesmo, tornar mais efetivo o marketing digital do seu estabelecimento.
Cada vez mais notamos a presença do mundo digital em nossas vidas. Saber como se posicionar diante de um cenário que tem como principal característica a mudança rápida, torna-se fundamental conhecer algumas estratégias para ser mais presente nesses novos meios de comunicação.
1. Torne o seu restaurante visível
Ter presença nas mídias sociais é a chave para a validação do seu negócio. Como dito antes, a grande maioria das pessoas procuram os restaurantes antes de ir ao local. Sendo assim, é fundamental que você tenha redes sociais, e que essas tenham uma boa aparência. Ou seja chame atenção do seu público através da organização dos posts, qualidade das imagens e a forma de escrita utilizada empregada.
Mostre para o público das redes sociais o ambiente e tratamento que receberão no seu estabelecimento, bem como os tipos de comida que irão encontrar e a forma de serviço que o estabelecimento trabalha, como por exemplo: À la carte, rodízio, self-service, entre outros.
Mas cuidado, os consumidores querem ver como o restaurante realmente é. Desejam conhecer os pratos e saberem, exatamente, o que vão encontrar no local. Por essa razão, busque sempre ser o mais transparente possível e alinhe as estratégias do físico com o digital para atingir melhor o seu publico alvo.
2. Atratividade e compartilhamento
Diversas vezes encontramos uma imagem ou um vídeo que mostra uma comida que “comemos com os olhos”, até imaginais o cheiro e o sabor daquilo, essas imagens são como um gatilho, que despertam o desejo pela coisa real. Diante disso, entra o termo conhecido como Food Porn que basicamente são imagens cuidadosamente organizadas e filtradas que mostram uma refeição – caseira ou servida em restaurante – em sua forma mais atraente possível, gerando assim um grande estímulo para quem assiste e desperta a sensação de vontade do consumidor.
Assim, diversas vezes acabamos compartilhando com amigos e familiares essas imagens e vídeos, a fim de fazer um convite para a pessoa. Logo, cada conteúdo postado em uma rede social tem um potencial de inúmeros compartilhamentos, o que, consequentemente, indica um maior número de possíveis clientes. Com isso, certifique-se que suas imagens sejam bem compostas e que as legendas sejam bem concisas, tornando, dessa forma, o seu marketing digital ainda mais efetivo.
Entretanto, assim como dito anteriormente, tome muito cuidado para não criar expectativas que não serão correspondidas quando o cliente, de fato, utilizar o serviço. Isso porque, causar uma quebrar de expectativa afeta diretamente na fidelização desse cliente e na atração de outros.
3. Engajamento e fidelização
Quantas vezes você já não olhou as avaliações de outras pessoas sobre o estabelecimento? O que é um negócio sem a satisfação dos clientes? Eles são os responsáveis pela atração de novos clientes para o seu estabelecimento e podem ser verdadeiros promotores da marca quando têm boas experiências.
Assim como no engajamento interno dos clientes, é importante lembrar que a mídia social é apenas outra maneira de interagir com eles. Com isso, utilize as redes para repostar publicações, comentar e responder os clientes. Gere uma sensação de “exclusividade” e de aproximação com eles.
Outro ponto é que você pode aprender muito sobre uma pessoa com o que ela gosta nas redes sociais. Assim, utilizar ferramentas que fazem com que esses clientes respondam perguntas, envie sugestões, entre outros ,torna-se extremante interessante para tirar ideias e realizar mudanças que melhoraram a experiência dos consumidores.
Para isso, busque maneiras de fazer com que os clientes deem avaliações nas redes sociais e em outras redes (especialmente: Google e TripAdvisor). Dessa forma você conseguirá, tanto atrair mais clientes, uma vez que tendemos a tomar a decisão através de recomendações, como, também, possuir maiores informações dos pontos de melhoria.
Conclusão
Como você chegou até aqui, você está ciente da importância de ser cada vez mais efetivo com suas estratégias de marketing digital. Neste artigo foi abordado algumas dicas para auxiliar na estruturação das estratégias e maneiras de atrair mais clientes.
É importante salientar que a busca por terceirizar alguns pontos de melhorias na sua empresa não gastará mais do seu tempo e possibilitará um ajuda de quem trabalha com esses temas.
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