Em algum momento da vida, a maioria de nós irá passar por alguns processos seletivos para uma vaga de emprego. Tais momentos tendem a ser tensos e trazem consigo certas preocupações a respeito do nosso preparo, do nosso currículo, das nossas habilidades e principalmente, da nossa concorrência.
O mercado de trabalho é um ambiente extremamente competitivo, onde encontramos pessoas de todos os cantos possíveis, das mais diversas áreas e que podem ter passado por mais ou menos experiências do que você. Então, afinal, como podemos nos destacar em um processo seletivo?
A primeira coisa que posso lhe afirmar é que não existe uma receita de bolo para isso. Nenhum lugar irá lhe ensinar exatamente o que dizer ou como agir durante uma entrevista. Porém, podemos lhe dar dicas de como preparar-se melhor para o tão esperado momento e o que os recrutadores esperam de você nos processos seletivos.
1. Seja você mesmo
Algo extremamente simples mas que muitas pessoas ainda insistem em fazer o contrário. Você pode até fingir ser outra pessoa e ser contratado, mas a pergunta que permanece é: consegue fingir por quanto tempo? Manter-se em um personagem é algo complicado e desgastante porque não é algo natural e requer esforços.
Por isso, ser você mesmo sempre será a melhor opção tanto para si próprio quanto para a empresa contratante em questão. Fora que muitos dos entrevistadores irão saber e perceber se o que você demonstra na hora é real ou não, por isso, opte sempre por ser objetivo, claro e verdadeiro.
2. Conheça a empresa
Estudar e entender as empresas na qual você estará prestando os processos seletivos é extremamente importante. Primeiramente, demonstra o mínimo de interesse na companhia. É inaceitável durante a entrevista, não saber responder alguma pergunta neste sentido. Quando isso ocorre, é uma falha grave que pode resultar em uma resposta negativa quanto à contratação. Por isso, prepare-se para a entrevista.
Em segundo lugar, leia a respeito do lugar para qual você está tentando uma vaga. Procure entrar em contato com pessoas que trabalham ou trabalharam e entender o ambiente da empresa. Estude os valores, a missão e a visão desta. Essa é uma etapa muito importante, principalmente para si mesmo, pois é aqui que você identifica se os propósitos da companhia estão ligados aos seus, se você se reconhece dentro da empresa e se o que você acredita ser certo ou errado tem a ver com os princípios do lugar.
3. Tenha orgulho de você e da sua história
Existem somente duas coisas no mundo que ninguém mais poderá ter igual a você: a sua história e a sua essência. Por isso, use isto ao seu favor durante os processos seletivos.
Independente se uma pessoa tenha notas maiores que a sua, se outra tenha formado em menos tempo ou se alguma outra já tenha tido outras experiências primeiro, você é o que realmente mais importa. Por isso, se conheça. Entenda a importância da bagagem que você carrega e como isso corrobora com a formação da pessoa que você é hoje. Dessa forma, se valorize e mostre seu potencial.
4. Participe de atividades extracurriculares
Aos que ainda estão na faculdade, essa é uma dica valiosa. Utilize seu tempo útil dentro da universidade fazendo algo diferente do que é proposto dentro da sala de aula, faça mais que somente as matérias obrigatórias. Permita-se viver novas experiências, enfrentar novos desafios, conhecer pessoas de outros cursos e iniciar uma jornada paralela ao regular.
São nestes momentos em que você se descobre, em que você tem a oportunidade de se aperfeiçoar, de lidar com suas frustrações e anseios. Mais ainda, de aprender a conviver com as diferenças, e principalmente, de aprender com seus erros.
Esses projetos da faculdade nada mais são do que laboratórios sociais em que você tem a oportunidade de tomar decisões, de viver experiências novas ao lado de outras pessoas que você não conheceria dentro da sala de aula e de poder errar sem o peso das consequências que vivemos dentro do mercado de trabalho.
E vale lembrar que toda as experiências são válidas: desde participação na atlética ou bateria, até uma iniciação científica ou empresa júnior. Nos processos seletivos essas atividades extracurriculares são de extrema importância e, atualmente, é um pré-requisito das grandes empresas.
5. Demonstre vontade e interesse
O interesse genuíno é algo que os entrevistadores conseguem perceber ao longo do caminho porque transparece durante os processos. Por essa razão, encontre uma empresa que realmente lhe desperte o desejo e que você se sinta entusiasmado. Tenha um propósito de vida bem definido e alinhado com a empresa. Demonstre que você realmente almeja aquela vaga, que aquele não é qualquer emprego ou qualquer lugar. É onde você sempre desejou estar.
6. Saiba se vender
Antes de tudo, para conseguir transmitir uma boa imagem, comece sendo pontual com seus compromissos. Além disso, vista-se adequadamente e tenha uma postura profissional. Saber se vender é essencial e por isso o marketing pessoal é imprescindível.
Mais do que isso, o marketing pessoal é uma jornada de autoconhecimento na qual você precisa entender seus pontos fortes, saber valorizar suas qualidades, como lida com seus defeitos e onde você precisa melhorar e se desenvolver. É necessário uma análise das suas competências e habilidades, descobrir quais são seus desafios e como pretende superá-los. Escolha um objetivo e seja claro quanto a isso, mostre para onde você quer chegar e quais são suas metas.
Para mais insights, acesse: https://unifeijr.com.br/inicio/blog/
Quer receber mais dicas como essa? Acompanhe as redes do Job Shop, a Feira de Recrutamento da UNIFEI JR. Lá, além de mais dicas como essa, você fica sabendo das oportunidades das mais importantes empresas.
Clique aqui para acompanhar nossa página do Facebook