Como estar sempre a frente dos concorrentes?

Ignorar seus concorrentes é um grande erro que, com certeza, lhe trará grandes problemas no futuro. Mas a pergunta principal é:  como estar sempre um passo a frente dos concorrentes?

Nos posts anteriores pudemos ver sobre a necessidade de ter um público alvo, os problemas que enfrentaremos se não determiná-lo e claro, como determinar. Mas só conhecer bem o seu público não é o suficiente para garantir boas vendas. É muito importante conhecer seus concorrentes e saber como eles atuam no mercado.

A pergunta precisa de três passos para ser completamente respondida. E discutiremos cada um deles no post de hoje:

1- Conheça seus clientes

2- Conheça seus concorrentes;

3- Determine seu diferencial competitivo.

Conheça seus clientes

O primeiro ponto é a importância de conhecer bem os seus clientes, para que você consiga focar naquilo que realmente é importante para eles. Somente em ter os seus clientes em foco, já é possível ter uma vantagem em relação aos seus concorrentes. Caso queira entender melhor sobre quem são seus clientes, fizemos um ebook que com certeza vai ser útil para você.

Conheça seus concorrentes

Você nunca saberá alguns pontos que pode melhorar se não estudar efetivamente seus concorrentes.

Basicamente, para o analisar a concorrência, fazemos uma comparação. Tiramos  alguns dados quantitativos e qualitativos para fazer uma comparação entre a sua empresa e a de seu concorrente. Dessa forma, conseguimos ver onde ele é melhor e onde ele é pior. Fizemos uma planilha para fazer essas comparações de uma forma eficiente e prática, você pode recebê-la por meio do preenchimendo do formulário no final do texto! 

Dica:

  • Fique atento aos detalhes: às vezes, as atitudes mais simples garantem a fidelização de clientes.
  • Informações importantes de serem observadas: qualidade, preço, facilidade de pagamento, localização, atendimento e Serviço de Atendimento ao Consumidor. Esses pontos são chave para fazer uma comparação efetiva entre empresas do mesmo setor.
  • Uso da técnica de cliente oculto: nem sempre é fácil conseguir todas essas informações e, para isso, esta técnica é usada. Nela, uma pessoa se passa por cliente do seu concorrente, sem que este saiba. Essa experiência real de atendimento e utilização do produto consegue deixar as comparações mais verdadeiras. Somente analisando o atendimento, várias anotações podem ser feitas, de pontos positivos e negativos que seu concorrente possui

Determine seu diferencial competitivo

Depois de entender aquilo que o seu cliente procura e de comparar os produtos dos seus clientes você consegue traçar sua vantagem competitiva. Ela é o que faz você ser escolhido ao invés do seu concorrente, é a razão pelo qual os seus clientes escolhem a sua oferta.

Determinar seu diferencial é o último passo para estar a frente dos seus concorrentes, por isso, deve ser feito com muito cuidado. Basicamente, você traçará algumas metas para desenvolver algumas áreas na sua empresa para que consiga dar uma experiência melhor para seus clientes. É ver onde você é pior e colocar metas para melhorar, ver onde é melhor e colocar metas para manter o padrão.

Dessa forma, você estará em melhoria constante e um passo a frente dos concorrentes.

Planilha de controle

Fizemos esta planilha para lhe ajudar a determinar o seu diferencial competitivo. Nesta planilha é possível comparar a qualidade dos produtos, preço, condições de pagamento, localização, atendimento, serviços ao cliente dos seus concorrentes. Para receber este material no seu email, inscreva-se no formulário abaixo.


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