Você sabe para que serve um plano de negócios?
O plano de negócios é uma ferramenta utilizada, por empreendedores, com a finalidade de reduzir riscos de novos planejamentos. É, geralmente, utilizado em situações em que o empresário decide iniciar um novo negócio ou expandir um existente. Com ele é possível organizar e alinhar as ideias ao iniciar um novo projeto, orientar a expansão de empresas em atividade, facilitar a comunicação interna e a imagem pública da empresa
Como elaborar um plano de negócios
Para iniciá-lo você deve compreender qual seus produtos e serviços, sua localização e qual sua área de atuação.
- Analise o mercado: com ela você é capaz de entender melhor o seu público, facilitando a adequação, de maneira mais assertiva, dos seus produtos de acordo com a personalidade e interesses em que eles se encaixam. Com isso, sabendo melhor como solucionar suas dores.
- Tenha um plano de marketing: para vender bem, você precisa saber qual o seu produto ou serviço, pois assim seu poder de persuasão será maior. Juntamente com isso, sua atividade pode ser dividida em 4 setores, conhecidos como os 4P’s, sendo os produtos, os pontos de venda, promoções e o seu preço. Alinhando isso o sua categoria de público você alcançará um número de vendas bem melhor!
- Tenha um plano financeiro: ele é de extrema importância para o desenvolvimento do negócio. Isso porque é com ele que você terá os dados financeiros básicos necessários para a análise do desenvolvimento do plano, como estimativa de custos iniciais, despesas, receitas, fluxo de caixa e lucros. Também terá referência para saber se o andamento do plano corresponde com o esperado, se algo precisa ser alterado para caber no planejamento financeiro.
Tipos de planos de negócios:
- Mini planos: são planos sucintos, que resumem as pretensões do projeto. O preferido pelos empreendedores por ser simples, porém, não é recomendado para negócios maiores, que necessitam de mais detalhes e informações.
- Plano inicial: chamado também de plano startup, tem como base as ideias do projeto, englobando os pontos relacionados ao tipo da empresa, os produtos vendidos, serviços prestados e gestão dos times. Esse tipo de plano também envolve os resultados e suas análises.
- Plano de expansão ou crescimento: é um plano voltado para o interno e/ou externo à empresa. Quando pensado para o setor interno, o foco é utilizar dos funcionários que já são participantes do time para desenvolver novas ideias. Quando voltado ao desenvolvimento externo, por sua vez, o foco se torna em criação de novas parcerias, sejam investidores ou fazendo novos investimentos.
- Proposta de reestruturação: é um plano em que o objetivo é reformular processos da empresa de forma a reestruturar as atividades, criando novos objetivos, metas ou alterando planos que já são existentes.
- Plano estratégico: é voltado para o interno da empresa, focando mais em decisões de alto nível e definindo melhor as prioridades do time.
- Plano operacional: é um plano também interno com o objetivo de implementar metas, responsabilidades e datas para toda a equipe durante 1 ano. Esse é um plano que parece simples, porém de muita importância, já que ele ajuda a identificar falhas e riscos das ideias.
Por que os planos de negócios falham?
- Não definir o tamanho do mercado: é necessário definir seu mercado mesmo que com baixa confiabilidade, pois a falta dessa informação pode ser excludente quando falamos sobre número de vendas. Ou seja, tenha isso definido por pelo menos uma fonte.
- Não ter concorrentes: não subestime seus adversários, pois eles podem tirar uma carta da manga enquanto você se mantêm estagnado.
- Não ter vendido nada: inicialmente se preocupe com as vendas, pois são elas que irão gerar um faturamento inicial para seu negócio.
- Usar o marketing como único método de comunicação: ter uma baixa diversidade na aplicação do marketing em seu plano de negócios pode afetar a visibilidade do seu empreendimento.
O entendimento e a aplicabilidade desses conceitos tendem a ser complicados, na maioria das vezes, tendo em vista que marketing requer muito estudo e experiência. Portanto, caso tenha interesse em desenvolver um Plano de Marketing completo e detalhado, corra já e agende um diagnóstico gratuito com a gente clicando aqui.
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