Você provavelmente já deve ter ouvido dizer que tudo depende da forma como você enxerga as circunstâncias. Existe uma teoria comportamental (TREC) feita extamente para tratar desse assunto.
“O que nos parece uma provação amarga pode ser uma bênção disfarçada” – Oscar Wilde, escritor.
Essa “provação amarga” chega para todos. Dizem, ainda, que existem formas de aproveitar essa provação e até mesmo, chamá-la de “benção disfarçada”. Existem as pessoas que, quando enxergam a crise, paralisam suas atividades. Reagem ao ambiente de forma passica e deixam acontecer. E também existem pessoas que trabalham de forma ativa para contornar o ambiente e sair da adversidade.
O que é a Terapia Racional-Emotivo Comportamental (TREC)?
Nos livros de psicologia encontramos uma série de abordagens e metodologias que estudam o comportamento humano em meio a adversidades. Albert Ellis elaborou uma abordagem cognitivo-comportamental: a Terapia Racional-Emotivo Comportamental (TREC), que iremos abordar nesse post. Ao longo de seus estudos, Ellis percebeu que o conhecimento dos problemas que nos cercam não são suficientes para resolvê-los. Nem mesmo o conhecimento que temos sobre nós mesmos não é capaz de resolvê-los nem de amenizar os comportamentos ruins que temos em relação a eles.
Como tudo acontece?
Os problemas emocionais e comportamentos improdutivos e negativos, decorrem de pensamentos irracionais. Nós reagimos instantaneamente sobre as complicações que nos encontramos. Quando nos vemos de frente a um problema, a tendência é de tirar conclusões imediatas, extremas e geralmente negativas. Essas conclusões podem ser sobre si mesmo ou mesmo sobre a situação que se encontra sua empresa. Essas conclusões são o principal comportamento irracional. É nesse momento que péssimas frases sobre fracasso pessoal são interiorizadas em nossa mente.
Já o pensamento racional é completamente o oposto que tem como base a tolerância e a realidade. Nesse pensamento sempre prioriza o potencial humano. O pensamento racional considera a dor, a culpa e a frustração e não fecha os olhos para os problemas e os pontos que precisam ser melhorados. Mas tenta equilibrar os conceitos e abre sempre as possibilidades para a melhoria e um futuro mais produtivo.
Respostas condicionadas
Nós ficamos tão acostumados com nossos comportamentos e reações improdutivas que criamos uma heurística negativa. Mas o que realmente importa é se nós deixamos as nossas respostas serem governadas pela irracionalidade ou pela racionalidade. É racional perceber o erro, perceber os motivos que levaram àquela circunstância ruim. Mas também é necessário entender de forma tolerante o que pode ser melhorado e planos de ação que podem ser feitos.
Contestando opiniões
É preciso confrontar nossos pensamentos irracionais para quebrarmos esse ciclo de comportamento e pensamento. O pensamento irracional tende a perpetuar-se, pois quanto mais certo uma pessoas está de que não é capaz de realizar algo, menos ela irá buscar oportunidades de melhoria e inovação. O pensamento irracional cria um sistema de pensamentos absolutos e infindáveis que nos leva a uma visão do mundo e de nós mesmos extremamente negativas. É necessário “crer para ver” a mudança. Por isso é necessário um confronto maior para essas atitudes melancólicas.
“Não são os acontecimentos que perturbam os homens, mas sim, como estes o enxergam” Epiteto
A seguir temos um infográfico de exemplo mostrando como essa abordagem faz muito sentido atualmente:
Algumas soluções para essa adversidade que o empreendedor identificou são:
- Diversificar alguns produtos na sua loja usando a inovação;
- Ter um controle maior de custos;
- Definir melhores formas de pagamento para seu cliente;
- Fazer promoções; Pedir feedbacks de seus clientes;
- E claro, pedir ajuda para uma consultoria empresarial.
Esse foi apenas um exemplo hipotético. Mas deixamos uma leitura complementar que relata algumas histórias verídicas. Elas vão te inspirar e mostrar que o sucesso vem com sacrifícios, independente das circunstâncias.
Assim como essas histórias, é possível empreender, inovar e aprender com a adversidade. É importante usar a abordagem TREC nesse momento, para que consigamos avaliar nossos sentimentos irracionais de forma crítica. E assim, reagir bem em meio aos problemas, podendo enxergar proveito em cada situação.