Você sabia que é para ter sucesso em qualquer projeto online, é necessário que haja pessoas interessadas naquilo que você tem a dizer ou vender? O tráfego é exatamente isso: a audiência que o seu site tem. 

Afinal, nos dias de hoje a maioria das decisões de compra são tomadas após uma pesquisa na internet, geralmente através de sites de busca como o Google.

Então, se você deseja que sua empresa seja encontrada rapidamente e esteja nas primeiras páginas do Google, precisa entender os mecanismos disponíveis e analisar qual é mais adequado para seu negócio e, principalmente, suas possibilidades de investimento. 

O que é o tráfego pago? 

O tráfego pago é a metodologia de investir em plataformas e sites que mostram seu conteúdo com destaque para os usuários. Além disso, ele possibilita que os visitantes cheguem até um site, uma loja ou página por meio de anúncios publicitários.

Quanto mais usuários navegam pelo seu site, consomem seus conteúdos e conhecem seus produtos e/ou serviços, maiores serão as suas chances de vender mais. 

Através de anúncios patrocinados nas redes sociais e em motores de busca, como o Google. Portanto, o tráfego pago nada mais é do que o fluxo de usuários que acessaram o seu domínio e tiveram como origem (fonte de tráfego) um anúncio patrocinado e, ao clicar nesse anúncio, tiveram algum contato com a sua marca, produto ou serviço. 

Frequentemente, esse tipo é ofertado por grandes companhias de Internet. Os mais comuns encontrados são o Facebook Ads, o Google Adwords, o Youtube Ads, o Uol Clicks e o Bing Ads. Assim, os locais de exibição desses anúncios podem variar de acordo com cada empresa, bem como o tempo de duração e valores.

Quais são suas vantagens? 

  • Proporciona visibilidade rápida: O investimento em anúncios pagos aumenta a visibilidade do negócio rapidamente, melhorando o reconhecimento de marca. Depois do primeiro impacto, é possível trabalhar o público que já foi alcançado com essas campanhas e transformá-lo em clientes. 
  • Contribui na divulgação de ações específicas: As divulgações específicas são uma oportunidade interessante e geram um bom retorno. Alguns momentos interessantes são o lançamento de um novo produto, uma promoção diferenciada, campanhas de Natal, entre outras possibilidades. 
  • Melhora a taxa de conversão: A utilização de links pagos também ajuda a melhorar a taxa de conversão, impactando leads que estão na última fase do funil de vendas. Quando determinado usuário faz uma pesquisa específica na internet, ele já detectou sua necessidade e está procurando uma solução. 

E suas desvantagens? 

A princípio, se você escolher em trabalhar somente com tráfego pago, tem que estar disposto a gastar dinheiro. É preciso fazer vários testes e ficar avaliando, se o anúncio está gerando impressões, cliques e conversões em vendas. Tem que testar vários pontos, como as palavras-chave usadas, as frases de extensão, custo por clique (CPC) e outros pontos. Porém, depois quando o anúncio está funcionando e qualificado, é certo que vai gerar muitas vendas diárias.

O que é tráfego orgânico? 

Tráfego orgânico são as visitas que você conquista sem precisar investir em anúncios ou na compra de lista de e-mails.  Uma empresa que invista e separe um tempo razoável para aprimorar seu tráfego orgânico garante boas estratégias e resultados de marketing, mais credibilidade e também engajamento com o público consumidor. 

O Google é uma empresa que possibilita outras empresas – através de técnicas de otimização de pesquisa e conteúdo – a se alocarem da melhor maneira possível à visão de um público que deseja em determinado nicho, de maneira gratuita (orgânica). 

Quais são as vantagens de investir em tráfego orgânico? 

Existem duas principais vantagens do tráfego orgânico sobre os outros tipos de geração de visitantes: 

  1. É mais relevante: apenas 1,91% das pessoas que pesquisam no Google clicam em anúncios e geram tráfego pago para os sites, os outros 98,09% dos cliques são dados em resultados orgânicos; 
  2. É mais lucrativo: se os custos com a aquisição de clientes diminuem a margem de lucro no faturamento de sua loja crescerá. 

Quais são as desvantagens? 

A princípio, quem trabalha com o tráfego no modo orgânico, sabe que os resultados podem demorar um pouco mais para vir. Ou seja, pode demorar dias, semanas ou até meses. Por fim, tudo vai depender da frequência com que compartilha conteúdo e da relevância dos conteúdos. A dica é ter um pouco de paciência para o tráfego orgânico e fazer um bom trabalho nas mídias digitais, sempre postando conteúdo de qualidade.

Por fim, qual deles é o melhor?

Em conclusão, a escolha de qual o melhor para sua empresa vai depender de seu objetivo. Se você quer resultados escaláveis e a longo prazo, o tráfego orgânico é o melhor. 

Já se o intuito é uma campanha específica para vender um produto ou serviço de forma mais rápida, o tráfego pago seria o mais indicado. Dessa forma, o ideal mesmo é mesclar as duas estratégias e usufruir das vantagens de cada uma delas. 

Partilhe o seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *