Você já parou para pensar o quanto o mercado expande a cada ano? E você já percebeu quantas empresas acabam por falta de planejamento? Hoje vamos falar sobre como o empreendedorismo vem atuando no mercado brasileiro e o que você precisa fazer para se destacar nesse meio. Confira!
Segundo dados de 2018 do Sebrae, existem, no Brasil, 6,4 milhões de estabelecimentos comerciais. Sejam eles de produtos ou serviços, 98,5% deles são classificados como micro ou pequenas empresas (MPE). Tendo em vista nossa região, foram registrados cerca de 100 mil novos microempreendedores em Minas Gerais, dessa forma é necessário um bom planejamento para evitar falência. Só no ano de 2018 e estima-se que esse número irá aumentar em 7,4% até o fim de 2019.
Mas por que esses dados são importantes?
Observando os dados, pode-se perceber que o Brasil segue uma tendência global muito forte que é o empreendedorismo. A população procura alternativas neste novo contexto econômico, mas será que o empreendedor brasileiro sabe cuidar de sua empresa?
E por que o mercado não fica saturado com tantos empreendimentos?
O Brasil empreendedor está crescendo. Mas pesquisas indicam que cerca de 1/3 dos negócios abertos, fecham antes de 2 anos de funcionamento. E é partindo desse resultado que chegamos a seguinte pergunta: o que determina o sucesso ou não de um empreendimento?
E a resposta está no Planejamento. O ato de planejar irá permitir ao empreendedor, que encontrou uma oportunidade, entender o seu negócio e suas nuances. Afinal, é necessário tirar as ideias da cabeça e colocá-las no papel, definir suas atividades e desenvolver estratégias de posicionamento, para então ir à prática. É pensando nisso, que a UNIFEI JR oferece, como um dos serviços de seu portfólio, o Plano de Negócio.
O Plano de Negócio se divide em quatro etapas nas quais o cliente irá analisar a viabilidade de seu empreendimento sob perspectivas diferentes. Além de também, pensar em caminhos alternativos que podem ser mais assertivos para o sucesso do negócio.
A primeira delas é a Pesquisa de Mercado. Obrigatoriamente, porque é da pesquisa com seu público alvo que conseguiremos insumos necessários para a próxima etapa.
A segunda etapa trata-se de um Plano de Marketing. Pois nessa etapa serão desenvolvidas estratégias que devem ir de encontro às expectativas de seus potenciais clientes.
Após elaboradas as estratégias, chega o momento do Planejamento Operacional. É aqui onde serão calculadas as demandas, suas variações e o número de máquinas ou funcionários no seu negócio.
Por fim, mas não menos importante, temos o Plano Financeiro, que basicamente valida e quantifica tudo o que foi planejado nas outras etapas, buscando sempre a otimização dos lucros.
Portanto, se você pretende abrir um negócio ou quer alavancar o seu empreendimento, contate a UNIFEI JR e conheça um pouco mais sobre nossos serviços.
Para mais dicas sobre plano de negócio, acesse: https://sambatech.com/blog/insights/plano-de-negocios/