Metas são importantes?
Já se perguntou por onde o seu negócio está caminhando? Sabe exatamente onde quer chegar? Qual o próximo passo que deve ser dado para sua meta ser alcançada? Se já fez, pois bem, este post é para você! Porque, provavelmente, seu empreendimento não está tendo metas bem elaboradas o suficiente.
Mas então, por que ter metas é importante?
Você sabe exatamente qual caminho está seguindo com seu negócio?
Bem, para começar, vamos pensar que você está em uma escola e nela não tem obrigação nenhuma de tirar notas mínimas nas provas, em qualquer matéria que for. Parece sonho não é? Você entra na sala de aula e estuda apenas se quiser, não há obrigação de tirar boas notas. Dessa forma, com toda certeza, você vai acabar deixando de estudar algumas matérias que parecem ser chatas e que poderiam servir para escolha de seu futuro profissional. Sem o estímulo ou meta para estudar, possivelmente seu futuro profissional seria outro.
As metas, por mais que pareçam inúteis, nos mostram qual deve ser nosso foco. Estudar para garantir boas notas é um exemplo disso.
Navegadores, antigamente, eram guiados por bússolas e mapas. Empreendedores são guiados pelas suas metas.
Maior conhecimento das suas prioridades
A importância de ter metas está interligado com entender as prioridades da empresa.
Às vezes pensamos que precisamos de maior investimento em marketing na nossa empresa, mais promoções e incentivos a novos clientes, mas quando na verdade, pode ser que precisamos, na verdade, de trabalhar mais na qualidade dos nossos produtos.
Ou, às vezes, queremos muito atingir um público de jovens de 18 a 30 anos, quando na verdade, quem é realmente nosso público alvo são adultos de 51 anos ou mais.
Sim, parece que são exemplos muito exagerados, mas eles acontecem com muita frequência quando fazemos alguns diagnósticos. Empreendedores chegam no negócio sem entender sua proposta de valor, sem saber quais são seus clientes, sem ter noção de mercado etc.
Dica: Nesse texto é possível entender mais sobre essa análise de conhecer mais sobre seus clientes.
Mensuração
Com as metas bem estruturadas conseguimos mensurar nosso êxito, nossos acertos e ainda ver aquilo que está ruim e precisa melhorar, ou seja, otimizar os processos.
Podemos pensar que se a meta é tirar 10 e você tira 6, você pode traçar planos de ação eficientes para conquistá-la.
Frase já conhecida no nosso blog, mas sempre bom lembrar: “O que não é medido, não pode ser gerenciado.”, do Edwards Deming. Tudo, portanto, deve ser quantificado, mensurado para que se possa calcular e analisar as metas de uma maneira mais palpável.
Foco nos esforços de toda empresa
Todas as áreas da empresa estarão seguindo o mesmo caminho, por mais que tenham suas diferenças. Cada setor da sua empresa pode buscar por um objetivo diferente, mas quando todos caminham para um mesmo alvo, as diferença entre setores é só detalhe, já que todos querem a mesma coisa.
Sabemos que as pessoas têm suas metas pessoais e os departamentos da empresa têm suas necessidades próprias. Mas quando colocamos os valores da empresa na cultura inserida, conseguimos caminhar para um mesmo rumo, mesmo com as diferenças.
Gerenciamento eficaz
Você consegue se planejar muito muito melhor, porque sabe exatamente em que precisa focar mais energia.
Quando as metas estão traçadas, você ganha a produtividade de fazer seu gerenciamento focando no que realmente mais importa. Como por exemplo, você irá focar em: encantar o cliente que dá mais resultado, trabalhar o produto que dará mais benefícios, inovar onde seu concorrente comete maiores erros.
”O segredo do sucesso é a consistência da persistência.” – Harry Banks.
Ou seja…
Se suas metas não estão estabelecidas, ou são estabelecidas de forma mal elaborada, sua empresa tem grandes problemas. E o pior deles é: não saberá quais são os problemas.
Sendo assim, podemos avaliar que com suas “metas” traçadas você poderá sempre se prevenir e saber qual o próximo passo a dar e com isso, não ter que lidar com possíveis surpresas desagradáveis que possam atrapalhar os processos de seu empreendimento.
Colocando em prática!
Para planejar uma boa meta, utilizamos o conceito de meta SMART. Esse conceito nada mais é do que uma metodologia para formular bem uma meta. Ao analisar cada ponto, você perceberá que é mais simples do que imagina e claro, ficará mais fácil de criar e continuar seguindo sua meta.
Essa metodologia SMART é um acrônimo em inglês que significa “esperto”. Ele é uma abreviação de 5 critérios que devemos observar ao criar uma meta.
S (Specific): Específica
Dizer que você quer vender mais em 2017, mas o que é vender mais para você? Vender uma peça a mais ou dobrar as vendas? Quando mais específica puder ser a sua meta, mais fácil de trabalhar com ela posteriormente.
Muitas pessoas dizem que querem ser mais saudáveis, mas ela está falando de metas na alimentação, nos relacionamentos emocionais, nas atividades físicas? É importante ser bem específico sobre o que exatamente você tem vontade de conseguir.
Questões Chave: O que exatamente você está procurando? Como posso deixar mais específico?
M (Measurable): Mensurável
Volta no ponto que conversamos sobre poder medir sua meta, poder quantificar e dizer o quão perto você está de seu objetivo.
Questões Chave: O que exatamente você quer alcançar em números? Quais são os resultados mensais esperados? E o tempo dedicado?
A (Attainable): Alcançável
É necessário que seja possível alcançar a meta proposta. Este ponto é muitas vezes deixado de lado por ser muito óbvio e muitos acham irrelevante falar sobre esse assunto. O fato é que existem metas que impomos a nós mesmos e nos frustramos no final por não conseguir cumprí-las.
Para conseguir maior rendimento mensal, muitas empresas procuram aumentar suas vendas. Planejam que vão conseguir triplicar as vendas fazendo uma série de mudanças na rotina da empresa. Porém, metas muito altas que precisam de várias mudanças no dia a dia, são difíceis de darem certo, perto do impossível. É necessário ser mais atento ao ponto de garantir que a meta seja atingível.
Questões Chave: O quão perto da sua meta você já chegou? Ela é possível de ser alcançada?
R (Relevant): Relevante
Quando uma meta não é relevante, você não encontra motivos para continuar se esforçando.
Faça questão de que essa meta seja relevante. Quanto mais relevante ela for, menos você irá reclamar por fazer suas atividades.
Questões Chave: Por que você quer conquistar essa meta? Ela é importante para algo na sua vida?
T (Time-related): Temporal
É necessário trabalhar com prazos e relação de tempo. Infelizmente nosso cérebro se condiciona a procrastinar quando não colocamos prazos nas nossas atividades. Para bloquear esse fator limitante, é necessário colocar prazos para entregas mensuráveis do processo de desenvolvimento da meta.
Questões Chave: Até quando sua meta estará pronta? Quando começar?
Concluindo
Esperamos que ao fim deste post você tenha aprendido um pouco sobre a importância de colocar metas para seu empreendimento e para sua vida. Além disso, esperamos que tenha sido útil nossa dica sobre meta com a metodologia SMART, que permite fazer melhores planejamentos.