Como melhorar o desempenho financeiro da sua empresa

O desempenho financeiro é um dos fatores mais importantes para que sua empresa continue de portas abertas.

Desempenho financeiro é um assunto importante no quesito de manter negócios ativos. O mercado atual exige do empreendedor o constante acompanhamento do seu cenário financeiro. No site do Estadão, encontramos uma matéria que mostra a quantidade de negócios que têm fechado suas portas ano após ano. Sendo que,em 2015 por exemplo, foram 1,8 milhão de empresas que fecharam.

Sabemos que muitos dessas empresas fecharam pois não sabiam controlar seu fluxo de caixa. Afinal, esse é um dos principais motivos que fazem a empresa perder sua estabilidade. Logo, acabaram acumulando dívidas descontroladas e foram obrigadas a parar suas operações.

Esse tipo de controle pode ser feito através uma plataforma, seja planilha ou software. Ela deve ser continuadamente atualizada com informações: como o número de vendas, valor total gerado pelas vendas, registro das vendas a prazo, despesas administrativas, despesas operacionais, financiamentos e estoque.

Com base nesses registros são gerados relatórios como:

  • Demonstrativo de Resultados (DRE):

Mostra o resultado líquido operacional da empresa em um determinado período. Permite também o acompanhamento dos retornos das operações e do desenvolvimento das despesas envolvidas.

  • Demonstrativo de Fluxo de Caixa:

Permite que o empreendedor verifique a capacidade financeira de sua empresa. Tendo, dessa forma, acesso aos valores de operacionais, financeiros e de investimentos. Através dele, também é possível realizar um planejamento de gastos futuros, garantindo que não falte capital e as despesas sejam quitadas no prazo.

Por que ter esse controle é tão importante?

Um dos pontos principais do controle contábil é ter o controle de custos  e despesas. Os custos são originados diretamente da produção como a matéria prima, mão de obra e máquinas. E as despesas são originadas do aluguel, materiais de escritório, computadores, energia elétrica, entre outros. Uma das formas de controle é saber o valor de cada um desses ítens e controlar seus prazos de pagamento, evitando atrasos e multas.

Um problema comum ao realizar essas atividades é criar uma metodologia de fluxo de informação de forma que todos os registros financeiros sejam realizados de forma rigorosa e contínua. A partir desses registros, será criada a base de dados que será utilizada nos demonstrativos.

Dessa forma, no mercado atual, o empreendedor deve sempre conhecer bem seus números. Facilitando, assim, suas decisões em processos e diminuindo seus riscos.

Partilhe o seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *