Liderança Situacional, como pode ser um diferencial?

O que é?

Liderança situacional é um modelo criado por Paul Hersey e Ken Blanchard. No qual, eles perceberam uma relação entre o estilo de liderança, a maturidade do liderado e o contexto do ambiente em que se encontram. Com isso, entenderam que não há uma única forma certa de se liderar. Ao contrário, há diversas formas de ativar a sua liderança onde cada uma se adapta melhor para alcançar os melhores resultados com a sua equipe.

Conclui-se, que o gestor deva ser capaz de mapear, precisamente, o nível de maturidade dos seus liderados. Além de conseguir ler e interpretar a situação atual para tomar a posição de liderança que mais se encaixa no momento.

Os 4 estilos de liderança

E1 – Direção:

Com essa liderança é necessário um acompanhamento constante do liderado em suas tarefas para garantir que elas estejam no caminho correto, porém só atuando como um suporte mais ativo quando o liderado realmente precisar.

E2 – Treinamento:

Dentre todos os estilos esse é o que mais demanda esforço por parte do lider. É necessário um acompanhamento constante e bem próximo com o seu liderado para garantir uma entrega com resultado e o crescimento dele como profissional.

E3 – Apoio:

Nesse caso o liderado possui uma alta necessidade por apoio constante de seu lider, por mais que ele não necessite de um alto nível de direcionamento. Como seria um caso de um membro da empresa que já sabe como as coisas funcionam, porém foi migrado para um setor que exige dele habilidades técnicas diferentes do que ele já tem.

E4 – Delegação:

Esse estilo de liderança promove uma maior autonomia ao liderado. Precisando assim, de pouco suporte e acompanhamento para realizar as tarefas delegadas.

Mapa de liderança situacional

Benefícios da Liderança Situacional:

Torna a comunicação mais eficiente:

Com a liderança situacional, você como lider é capaz de potencializar a profundidade da comunicação com os seus membros de equipe. Conversando com eles sobre realmente o que precisam, pontos que as vezes nem eles mesmo sabem.

Aumenta a confiança do time:

Essa abordagem dinâmica de liderança investe na autonomia do time sempre que for possível. Com isso, aumentando o sensação de impacto e confiança individual de cada um dos membros. Além do mais, o que é melhor do que ter um lider que confiança no trabalho da sua equipe?

Criação de uma equipe mais resiliente:

Como cada membro tem as suas necessidades trabalhadas de forma especifica, o crescimento de cada um acontece de forma muito mais eficiente. se comparado com o suporte de forma generalizada.

Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre liderança, nos acompanhe nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn.

Partilhe o seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *