Na constante mudança que tange o mundo atual, as empresas precisam de parâmetros que auxiliam na tomada de decisões. Dessa maneira, os indicadores são fundamentais para melhorar a qualidade dos processos.
Um dos antigos presidentes da Intel, Andrew Grove diz que uma empresa é um organismo vivo. Ele acredita que os métodos, os focos e os valores mudam, tornando inevitáveis a ocorrência de transformações. Assim, as empresas contemporâneas têm o papel de adaptarem-se da melhor forma possível em conjunturas que mudam constantemente. Para ajudar nesse processo, essas organizações passaram a criar informações palpáveis que auxiliam na tomada de decisões, os chamados indicadores de desemprenho.
A Importância dos Indicadores
Os indicadores são uma forma de quantificar a performance de uma empresa em função de um determinado objetivo. Assim os indicadores funcionam de maneira a facilitar a comunicação interna, fornecendo maior segurança e agilidade para realizar os ajustes necessários para cada negócio. São através deles que são respondidas perguntas como “Onde eu posso melhorar? No que eu estou acertando? No que eu estou errando? Irei alcançar as minhas metas?”, entre muitas outras.
Assim se deixados de lado, perde-se a capacidade de adaptação e ajuste, o que compromete a intenção e a qualidade de qualquer empresa. Sem o direcionamento adequado é impraticável o alcance de metas. Ao possuir informações vitais da organização, o administrador consegue ter uma visão mais holística do negócio, podendo, dessa forma, redirecionar a empresa da maneira mais conveniente para cada situação.
Atenção na Hora de Criar Indicadores
Deve-se também levar em conta que para criar indicadores demanda-se tempo, dinheiro e foco, ou seja, a criação de um indicador deve ser planejada e bem estruturada para não trazer malefícios ao seu negócio. Fora isso, indicadores inadequados geram decisões ineficazes e comprometem a qualidade dos processos. Para isso deve-se que compreender as necessidades dos clientes, dos funcionários e da sociedade e, em seguida, há a necessidade de identificar as demandas, tanto por falhas como por valor. Quando ambos já estiverem bem estruturados, pode-se então definir novos indicadores.
Em suma, esta ferramenta é indispensável para quem deseja uma gestão eficiente. Quando analisados e usados de maneira estratégica, tornam-se uma arma poderosa para qualquer gestor. Muitas pessoas acreditam que falham ao tomarem decisões. Mas a verdadeira falha está em desconhecer o real estado da empresa antes de tomarem essas decisões.
A UNIFEI JR trabalha com diversos projetos que envolvem indicadores! Conheça-nos um pouco mais.
Quer se aprofundar mais? Veja também:
Acesse também: