Há ferramentas básicas de gestão que devem estar presentes em qualquer empresa, seja qual for o seu porte.
Independente do segmento em que sua empresa atua, é importante que ela tenha ferramentas de gestão. Elas auxiliam no bom funcionamento dos serviços prestados pelo seu negócio. Isso é feito com um bom controle dos recursos e processos. As duas principais ferramentas de gestão são:
1. Enterprise Resource Planning (ERP)
O ERP é uma ferramenta empresarial de gerenciamento, cuja finalidade é gerir todos os recursos e processos envolvidos em uma empresa. Isso reduz tempo e gastos demandados pelas atividades feitas operacionalmente e de forma não integrada com os demais setores da companhia. Quando a empresa é sistematizada com um único software, a comunicação interna entre os departamentos é facilitada de maneira significativa. Afinal, as informações acerca de projetos, funcionários, receitas, despesas, estoque e outras, são integradas na ferramenta.
O ERP é dividido em módulos que são personalizados de acordo com o setor em que a empresa atua. A UNIFEI JR atua no desenvolvimento dos seguintes módulos:
- Módulo de fluxo de caixa
- Módulo de controle de estoque
- Módulo de Recursos Humanos
- Módulo de CRM
Todos esses módulos são desenvolvidos através de softwares com implementação em programação JAVA-SQL com a comunicação constante com o cliente a fim de que as necessidades e problemas dele sejam resolvidos e atendidos com qualidade e eficiência.
1. Costumer Relationship Management (CRM)
O CRM não se configura necessariamente como um software de gestão, no entanto constitui-se em uma cultura de fidelização de clientes. Mas como isso é feito? Esse processo é realizado através do acompanhamento da evolução dos clientes, o que pode resultar na identificação da melhor ação a ser aplicada e na antecipação das suas necessidades. Ele pode ser dividido em três etapas, sendo elas:
- Operacional, que inclui o setor de atendimento.
- Analítico, que consiste na análise e na tomada de decisões baseadas no comportamento dos clientes.
Colaborativo, o qual baseia-se no fluxo de informações dos clientes que devem trafegar entre os diversos setores da empresa, de modo que ela como um todo tenha ciência dos problemas agindo de forma integrada. Etapa que pode ser dinamizada em um software ERP, uma vez que o módulo CRM é compreendido.
Bacana.
Obrigada, Leandro!