O faturamento que uma empresa pode apresentar é umas das razões dela existir e uma das motivações para os donos trabalharem para aumentar, ainda mais, os seus negócios. No entanto, segundo uma pesquisa divulgada pelo IBGE, aproximadamente um milhão de pequenas empresas fecham por ano no Brasil. Esses números assustam qualquer empreendedor que possuí um negócio ou que deseja abrir, pois a incerteza é grande.
Um erro que acontece com frequência é a confusão entre o que é lucro e o que é faturamento da empresa, sendo um dos problemas para esse grande número de companhias que fecham as portas. Por isso, trouxemos quatro dicas pontuais para melhorar os ganhos da sua empresa. Mas antes vamos deixar claro a diferença eles. Faturamento consiste basicamente em todos os rendimentos que entram no fluxo de caixa da empresa durante um período. Por outro lado, lucro é todo o dinheiro que subtraído das despesas e custos, restam no caixa e que está disponível.
Seguiremos com estes próximos 4 tópicos que apresentam as nossas dicas:
Reduzir custos e despesas
Reduzir custos e despesas está diretamente responsável pelo montante final de lucros da sua empresa. Essa afirmação fica mais tangível quando levado consideração que os preços de diversos produtos, de diversos segmentos, tendem a não ter grandes variedades. Ou seja, se há um grande aumento do preço de um produto ao consumidor final, ele possivelmente vai começar a comprar de meu concorrente.
Como posso reduzir os custos, então?
Pois bem, se não é possível aumentar o preço do produto, uma saída para aumentar o lucro é a análise e redução dos custos da sua empresa em geral. Esse conceito de redução de custos para aumentar o lucro foi originado nas décadas de 1950 e 1960, no Japão, com o Taiichi Ohno, na empresa Toyota. Ele comenta no seu livro “O Sistema Toyota de Produção”, que após ter viajado a fábrica da Ford nos EUA, percebeu que a produção em grande escala causava grandes desperdícios. Quando retornou a Toyota, ele empregou à produção enxuta o “Lean Manufacturing”, com o intuito de reduzi-los. Contudo, é racional analisar e introduzir em seu negócio um fluxo mais enxuto.
Aumentar a frequência de vendas
É racional pensar que com o aumento da frequência de vendas e, consequentemente, o faturamento da empresa, considerando quando se tem um equilíbrio no que foi mencionada no primeiro tópico, há a tendência de aumentar os lucros.
Mas quais as dicas para aumentar a frequência de vendas?
Atualmente, com a pandemia no pais, mudar para conseguir vender não foi fácil. A criação de novos canais de vendas para o negócio, para tentar trazer frequência e aumentar o faturamento da empresa foi fator destaque em 2020. A análise de alguns canais de vendas, que não tinham eficiência no atual cenário, evidenciou a importância de novos meios.
De acordo com o índice MMC-ENET(Comitê de Métricas da Câmera Brasileira da Economia Digital), ocorreu um crescimento das vendas no e-commerce em 2020 de 73,88%. Vários comerciantes mudaram suas vendas, parcial ou total para esses canais, e, por consequência, obtiveram o crescimento das vendas. A frequência pela busca de serviços de plano de marketing cresceu em 2020, a estruturação das redes sociais possibilitou a frequência de vendas nesse período.
Aumentar o gasto médio dos clientes
Aumentar o gasto médio dos clientes pode parecer um fator impossível de melhorar, pois parece ser algo que independe do vendedor. Nesse sentido, realmente há uma porcentagem que não é possível ter controle, mas algumas coisas podem impulsionar o desejo do cliente comprar.
- Conheça o seu cliente: Ter o conhecimento da pessoa que você vende possibilita entender produtos que estão associados com o que ela compra e, assim, consequentemente, ofertá-los. Mas como fazer isso? Não é uma tarefa simples mapear os clientes, mas uma ajuda técnica, por exemplo pode ajudar, como uma pesquisa de mercado ou cliente oculto.
- Qualidade no atendimento: Prezar por um clima agradável e uma conversa sincera que tenha valor para o cliente, aumentará a chance de ele voltar. Afinal, todos gostam de serem bem tratados. Dessa forma, busque melhorar a sua equipe de atendimento com treinamentos.
Programa de fidelidade
Possuir clientes que somente compra com você é bem satisfatório, poderia ser definido como a 8 maravilha do mundo né? Porém, obter clientes e aumentar o faturamento da empresa com essas características não é tão simples. Pois bem, qual a melhor forma de ter fidelidade? Criar estratégias de fidelidade, como desconto a partir de acumulo de compras, é uma ideia frequente. Proporcionar uma experiência agradável de compra, como buscar oferecer um produto que resolva algum problema, é algo que trará empatia dos clientes pelo seu estabelecimento.
Inserir o Follow-up, que consiste em enviar uma mensagem após vender algo para o cliente solicitando Feedbacks do produto. Esse processo tem como objetivo principal “ficar na cabeça do cliente”, fazendo que o ele não pense no concorrente, mas em você e na solução que você proporciona.
Conclusão
Como você chegou até aqui, você está ciente da importância da busca de melhorias efetivas para a sua empresa, aplicando conceitos e metrificando as melhorias. Neste artigo foi abordado algumas dicas para alavancar o faturamento da sua empresa, mas pode ser possível melhorar de outras formas.
É importante salientar que a busca por terceirizar alguns pontos de melhorias na sua empresa não gastará mais do seu tempo e possibilitará um ajuda de quem trabalha com esses temas.
Na UNIFEI Júnior trabalhamos com alguns dos trabalhos de melhoria que foi mencionado no artigo, como: análise e redução dos custos, plano de marketing, pesquisa de mercado, cliente oculto e alguns outros. Não perca tempo e corra fazer um diagnóstico gratuito com a nossa equipe e alavanque o faturamento da sua empresa.
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