Capazes de desempenhar um papel de alta qualidade, sem supervisão no mundo moderno, as equipes autogerenciáveis possuem grandes chances de serem o sonho e o desafio de muitos gestores. Para algumas empresas esse cenário de vantagens já é real e vivenciado na prática, enquanto, para outras, é uma realidade ainda muito distante.
O que é e como funciona uma equipe auto gerenciável?
As equipes autogerenciáveis prometem um alto grau de produtividade e desempenho, além de entregarem resultados e vantagens de excelência. A teoria se baseia na crença do empoderamento do funcionário. Os membros devem estar em sinergia, comprometidos e disciplinados para conseguir ter autonomia e responsabilidade sobre suas tarefas, tornando-se agentes principais das tomadas de decisão.
É importante ressaltar que os profissionais ideais para compor uma equipe de alto impacto são ágeis e dinâmicos, capazes de resolver problemas de maneira eficaz, com maior produtividade. O clima gerado por essas equipes é de confiança, respeito e liberdade, o que garante a motivação, a abertura e a inspiração para que outros funcionários busquem a mesma excelência.
Diferente do que muitos pensam, equipe autogerenciada não significa deixar o profissional “fazer o que quer” ou centrar o planejamento na mão de poucos, e sim construir projetos em torno de funcionários motivados e proporcionar a segurança e o suporte necessário.
Quais as vantagens das equipes autogerenciáveis?
Agora vamos falar sobre as principais vantagens da implementação de equipes autogerenciáveis nas empresas.
A primeira vantagem, e a mais óbvia, é a menor preocupação exigida por parte dos gestores que, muitas vezes, se tornam sobrecarregados com muito trabalho. Sendo assim, com equipes deste tipo, um mesmo gerente conseguiria ser responsável por mais projetos do que normalmente é, sem comprometer sua gestão de tempo e sua saúde mental.
Em segundo lugar, pode-se citar o bom clima organizacional gerado na empresa por equipes de alto desempenho, haja vista que propagam a importância da sinergia, companheirismo e do trabalho em equipe. Tendo esse exemplo, os membros conseguem ver maior motivação e prazer ao exercerem suas funções.
Outra vantagem é o desenvolvimento de novos líderes que ocuparão com sucesso os cargos de maior complexidade da empresa. O treinamento precoce em equipes como essas vão torná-lo um ótimo profissional e, consequentemente, um bom líder- proativo, comunicativo e responsável. É válido lembrar que o sucesso de um líder é desenvolver um novo líder.
Por último lugar, mas não menos importante, as equipes autogerenciáveis possibilitam que os profissionais se desenvolvam mais pessoalmente e profissionalmente. Saindo da zona de conforto e assumindo maiores responsabilidades, eles tendem a aprender a desenvolver novas skills e, dessa forma, tendem a superar suas expectativas.
Lembre-se sempre que pessoas são, geralmente, mais felizes quando possuem controle sobre sua própria vida e sobre seu trabalho!
Como formar equipes autogerenciáveis na sua empresa?
Você deve estar se perguntando o que deve fazer para que sua empresa seja capaz de formar equipes autogerenciáveis. Fique calmo, vamos falar sobre isso agora.
Não existe uma receita de bolo ideal para formar equipes de alto impacto. No entanto, há algumas táticas em comum que podem aumentar a chance de sucesso.
Uma delas é contratar os funcionários certos, ou seja, que se adequem ao perfil ideal traçado pela empresa. Além disso, esses funcionários devem demonstrar força de vontade em participar de tal equipe, devendo estar alinhados com os valores da empresa e com as expectativas sobre ele.
Outra dica para formar equipes de sucesso é tornar a empresa menos hierárquica. Uma vez que a empresa tem uma forte postura de hierarquia vertical, isso pode dificultar a interação e o feedback entre os membros. Além disso, todos devem se sentir igualmente responsáveis por suas atividades, sem pregar a necessidade de uma supervisão e de um subordinado.
É também necessário que haja um constante clima desafiador proposto para a equipe, possibilitando que sintam desde o começo, a confiança e a liberdade a eles depositada.
Por fim, deve-se ter muita paciência até que a equipe esteja devidamente alinhada. Possíveis erros podem acontecer durante a formação da mesma e todos devem saber lidar com esses erros e suas consequências. O foco deve sempre ser em como melhorar e otimizar os processos, mesmo que o aprendizado venha com falhas.
Conclusão
A importância acerca da cultura de equipes autogerenciáveis cresce cada vez mais, e as empresas que ainda não possuem um bom clima organizacional podem demorar para atingir esse objetivo.
A UNIFEI Jr busca capacitar seus colaboradores a fim de sempre passar autonomia e segurança aos mesmos. Desde o processo seletivo, os membros são, cuidadosamente, analisados e comparados ao perfil ideal da empresa. Com isso, todos recebem devido suporte para se tornarem futuros líderes, que trabalham em muita sinergia, com alta capacidade de tomada de decisões a fim de garantir bons resultados.
Estamos a 26 anos no mercado em busca de colaboradores que querem inovar, colaborar e deixar a sua marca no mundo e na empresa! Caso tenha interesse em desenvolver um Plano de Marketing completo e detalhado, corra já e agende um diagnóstico gratuito com a gente clicando aqui.
Nos acompanhe em nossas redes sociais – Instagram, Linkedin, Facebook – para saber mais sobre Marketing e outros temas que estão por vir!