Com o intuito de otimizar os seus resultados e garantir uma maior taxa de conversão de clientes, as empresas que atuam com Marketing e Vendas precisam passar por diversas adaptações e desenvolver novos processos constantemente. Dentre esses processos, a Gestão de Leads é um dos que mais se destacam por sua eficiência.
Dentro da linguagem do Marketing e Vendas, lead é o nome dado a um usuário que se mostrou um potencial cliente, ou seja, uma ótima oportunidade de futuros negócios à empresa.
Nesse cenário, a captura desses leads pode ser feita de diversos modos: preenchimento de formulário em landing pages, marketing de conteúdo, anúncios, redes sociais, etc. Todos esses mecanismos nos mostram que esse usuário, em algum momento, teve interesse no seu produto e possivelmente poderá comprar de sua empresa caso seja corretamente estimulado a isso.
Esse é exatamente o ponto em que muitas empresas falham, caso esse estímulo não for feito, ou ainda, for feito de modo incorreto, esse usuário poderá perder o interesse pelo seu produto e você perderá a venda.
É aqui, portanto, que a Gestão de Leads entra no jogo, atuando como a sua aliada e evitando que essas oportunidades de vendas sejam perdidas.
O que é a Gestão de Leads?
A gestão de Leads consiste em todas as ações que deverão ser feitas enquanto o lead é guiado da captura até a sua conversão. Ou seja, a gestão de leads é a responsável pela travessia do lead pelo funil de vendas.
Durante esse percurso de captura à conversão, existem algumas outras etapas dentro do funil de vendas que são de extrema importância. Falaremos mais delas abaixo.
Etapas da Gestão de Leads
Podemos dividir a Gestão de Leads em quatro etapas, sendo que a primeira delas é a captura, sobre quem já falamos acima.
Após capturá-lo, é muito importante que saibamos entender o perfil desse lead, suas possíveis dores e quais conteúdos podem gerar mais interesse a ele.
Tudo isso é de extrema importância, pois assim você conseguirá traçar as melhores estratégias para aplicar sobre esse potencial cliente.
Nutrição
Traçadas essas estratégias, podemos partir para a segunda etapa da Gestão de Leads: a Nutrição.
Neste ponto da Gestão, partindo das estratégias criadas na etapa anterior, o lead será “nutrido” com materiais especialmente elaborados com o intuito de fazer com que ele melhor compreenda seus problemas. Ainda, paralelamente, ele irá concluir que aquele produto ofertado realmente será a solução para esses problemas, o que potencializa as chances de vendas.
Tendo isso em vista, a nutrição se mostra uma peça chave da Gestão de Leads, uma vez que será ela quem indicará ao lead o quanto o seu produto será útil a ele e aos resultados que ele espera obter.
Para isso, os principais canais utilizados são o e-mail marketing e as redes sociais.
Qualificação
Após o lead passar por todo esse processo de nutrição, chegará um ponto em que ele estará altamente pronto para comprar, ou seja, ele estará qualificado. Nesse contexto, temos a terceira das etapas da Gestão de Leads, a Qualificação.
A análise cautelosa da posição do lead no funil de vendas para saber se já está qualificado é muito importante. Dessa forma, é possível evitar que você envie ao setor responsável pelas vendas um lead que ainda não está preparado para efetivar a compra.
Conversão
Após ser devidamente qualificado, chegou a hora de entrar em contato com o lead e convertê-lo em um cliente pagante, etapa chamada de Conversão.
Nessa etapa, o lead normalmente é contatado via e-mail ou telefone e a ele será ofertado os produtos/serviços de sua empresa.
Caso as etapas anteriores sejam feitas adequadamente, as chances de conversão nesse ponto aumentam.
Conclusão
Chegando até aqui, você pode concluir o quão grande é a importância de aplicar a Gestão de Leads em seu negócio para tornar seu processo de vendas mais eficiente. Neste artigo abordamos algumas dicas para auxiliar na estruturação de uma boa Gestão de Leads. Dessa forma, você conseguirá direcionar melhor os seus recursos e ampliar as taxas de conversão de vendas.
É válido destacar que a não aplicação de uma Gestão de Leads adequada pode afetar diretamente o resultado de suas vendas, colocando toda a sua empresa em risco.
Aqui dentro da UNIFEI JR, buscamos aplicar da melhor maneira possível toda a Gestão de Leads. Por meio de conteúdos publicados em nosso blog, em nossas redes sociais (LinkedIn, Instagram e Facebook) e através de Landing Pages em nosso Site, visamos despertar o interesse dos usuários e realizar a captura de Leads.
Em seguida, pensando em trazer uma melhor experiência e convencer o lead acerca da qualidade de nossos serviços, preparamos conteúdos personalizados aos interesses desses potenciais clientes.
Ao passar por essas etapas, o lead será direcionado ao nosso processo comercial. Isso porque temos um time altamente capacitado que irá indicar os melhores serviços para alavancar os seus resultados.
Ficou curioso de como desenvolver melhor o conteúdo para seus clientes e por em prática toda a Gestão de Leads para melhorar as suas vendas?
Entre em contato com a gente e agende um diagnóstico gratuito.
Nos acompanhe, também, em nossas redes sociais – Instagram, Linkedin, Facebook – para saber mais sobre Marketing, Vendas e outros temas que estão por vir!