Você sabe o que é cultura organizacional?
Cultura organizacional é o nome dado a um conjunto de valores, crenças e atitudes que estabelecem a maneira pela qual a companhia conduz seu negócio. Pode-se dizer que ela é como se fosse o DNA da empresa. Por isso, ela é exclusiva e cada companhia desenvolve a sua. Assim, só fará sentido se a organização tiver identificação com ela. Desenvolver conscientemente a cultura de uma empresa não é fácil. Tem a ver com a consistência como geramos e atendemos às expectativas criadas. E, principalmente, com as pessoas que contratamos.
Qual a sua importância dentro de uma empresa?
Vale destacar que ela não pode ser inventada, mas, é um processo natural, que pode ser reforçado pela empresa. Uma cultura bem definida pode ajudar os funcionários a se sentirem melhores dentro de uma empresa, motivá-los e também é capaz de ajudá-los a crescer junto com a empresa e seus objetivos.
Portanto, manter uma cultura organizacional sólida e estratégica pode desenvolver a competição saudável entre as equipes, colaborando para a conquista dos objetivos profissionais e empresariais. Porém, cabe à gestão de pessoas e à liderança a tarefa de disseminar a cultura entre os colaboradores, pois esse conjunto de valores é fundamental para desenvolver as diretrizes que nortearão a empresa para os melhores resultados.
Quais são seus benefícios?
- Benefícios financeiros: É importante que haja bastante engajamento entre clientes e funcionários, assim é possível criar uma empresa mais produtiva e dedicada, para que possa assim haver aumento das vendas e os resultados esperados.
- Contratação: Para uma empresa é relevante que existam profissionais que compartilhem dos mesmos ideais e valores, com isso a probabilidade de acertar na contratação aumenta significativamente. E o que também acontece é que os próprios colaboradores podem realizar indicações, pois talento, atrai talento.
- Atendimento ao cliente: É necessário ter em mente que essa é uma das mais importantes características que uma empresa deve ter, porque com ela o cliente define qual é o tipo de empresa e se deve continuar consumindo devido produto. Com ela, todos aprendem a gerenciar e se relacionar melhor com todos os tipos de clientes.
- Relacionamentos: A cultura também melhora as relações entre as pessoas, times e departamentos. Da mesma forma que melhora a comunicação entre todos, aumentando assim a cooperação e desenvolvendo o trabalho em equipe.
Como fortalecer essa cultura na empresa?
Quando os colaboradores começam a competir de forma intensa e passam a trabalhar individualmente ao invés de trabalhar em equipe, é um sinal forte de que a empresa deve fortalecer a cultura organizacional. Isso pode trazer prejuízos para a organização, tal como a improdutividade e erros no processo.
Como isso pode ser melhorado? Investir no compartilhamento das informações é fornecer aos funcionários o que eles precisam para entender os princípios nos quais a organização se inspira e aplicá-los no dia a dia da empresa. O fortalecimento cultural vem das práticas diárias e das metas alcançadas ou que ainda estão em andamento.
Tipos de cultura organizacional:
- Cultura do poder: O fortalecimento cultural vem das práticas diárias e das metas alcançadas ou que ainda estão em andamento. Para isso é fundamental pensar em como a cultura se fundamenta para a divulgação e propagação dos valores e a adesão de todos os funcionários da empresa.
- Cultura de tarefas: Nesse ambiente há liberdade para a expressão de ideias e de ações. Dessa forma, os colaboradores se sentem mais motivados e estão focados na resolução dos problemas. Empresas que adotam esse modelo, a performance é julgada em termos de resultados e problemas solucionados.
- Cultura de pessoas: Os indivíduos da organização atuam para ajudá-la a conquistar seu propósito, sendo pago pela empresa para fazer essa contribuição. A mesma relação ocorre inversamente: a organização existe para ajudar o profissional a alcançar os seus objetivos.
Gostaria de saber mais sobre esse assunto?
Nos acompanhe em nossas redes sociais – Instagram, Facebook, LinkedIn – para saber mais sobre Cultura Organizacional e outros temas que estão por vir!