Segundo um levantamento do IBGE, feito em 2019, seis a cada dez empresas fecham as portas nos primeiros cinco anos de atividade. Abrir e manter um negócio exige força, coragem e resiliência. O que sempre começa como um sonho, empreender, pode se tornar um pesadelo – falência – caso não seja adotada uma boa estratégia, que pode ser desenhada a partir de uma pesquisa de mercado.
Para isso, é essencial conhecer o público-alvo do seu negócio, mapear o perfil deste público, bem como o tamanho. Ademais, faz-se necessário analisar os concorrentes, observando pontos positivos e pontos de melhora, além dos fornecedores e empresas que farão parte do projeto. Todos estes pontos podem ser mapeados em uma pesquisa de mercado, mitigando o risco de insucesso do empreendimento.
O que é uma pesquisa de mercado?
Primordialmente, segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de mercado (ANEP), é: “A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”. Em síntese, trata-se de um meio de observação do mercado e do concorrente, criando base para decisões sobre o futuro da empresa.
Porque fazer uma pesquisa de mercado?
Antes de tudo, a análise de mercado é aplicável a todas as empresas e age a favor do negócio. Uma vez que compreende o comportamento do consumidor através de informações valiosas como as necessidades, gostos e preferências, além de mapear a mudança dos hábitos de consumo. Dessa forma, é possível avaliar a viabilidade de um investimento, explorar novos nichos de mercado e otimizar processos internos da empresa.
Em resumo, um estudo mercadológico permite ao empreendedor saber, com base em dados, onde e porque investir seus esforços.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
A princípio, existem muitas formas de conduzir uma pesquisa como essa, mas as duas principais são a aplicação de questionário e o processo de benchmarking.
Nesse sentido, para uma boa pesquisa de mercado é importante:
- Definir o objetivo da pesquisa: qual a justificativa para realizá-la? Direciona-se ao negócio como um todo ou a apenas um produto?
- Estabelecer o público-alvo: potenciais consumidores; fornecedores; clientes; concorrentes.
- Decidir o método: entrevista, por telefone ou presencial; observação; enquete online.
- Definir o tamanho da amostra, estatisticamente.
- Elaborar o roteiro básico: com perguntas diretas, de fácil entendimento e interpretação.
- Aplicar a pesquisa.
- Estudar os concorrentes: buscar entender como o mercado está lidando com o seu nicho, para conseguir superá-lo.
- Analisar os resultados: compilar e estudar as respostas a fundo de modo a criar um panorama estatístico que possa direcionar as próximas ações com soluções ou recomendações.
Tipos de pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado pode ser classificada em dois parâmetros. Primeiramente, pela maneira com a qual ela é conduzida:
- Primária: a empresa que utilizará os dados faz a pesquisa
- Secundária: uma empresa que não fará uso dos dados realiza a pesquisa.
Além disso, pode ser classificada pelo objetivo da pesquisa, o método empregado e o perfil do público-alvo:
- Força da marca: propósito de medir a imagem da sua marca em relação aos concorrentes e avaliar as ações de branding.
- Satisfação dos clientes: análise de feedbacks sobre o produto.
- Hábitos de consumo: mapear e identificar hábitos do público alvo
- Satisfação dos colaboradores: análise de feedbacks sobre a companhia.
- Precificação: avaliação do preço que o cliente está disposto a pagar pelo seu produto
- Novos produtos: ideal para a criação de um novo produto e identificação de demandas ocultas.
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