Com o avanço da pandemia do novo Coronavírus, a forma de vender sofreu significativas mudanças. A rápida propagação do vírus, fez com que autoridades decretassem o fechamento do comércio em muitos países, afetando assim a renda de milhões de pessoas. A solução encontrada para driblar a crise que se instalou foi realizar vendas a distância, ou seja, pelo e-commerce ou delivery, que demandaram alterações na logística de produtos e serviços. Logo, a pergunta que ficou foi:
Qual a melhor forma de realizar as entregas, sem perder valor com o cliente, ao mesmo tempo que esse custo não interfira significativamente no lucro – já reduzido – das empresas? Como resposta, pode-se destacar soluções de logística, que ganharam mais espaço e propagaram de forma definitiva sua importância no setor de comércio em geral.
Portanto, resolvemos trazer esse conteúdo para – você – que precisa pensar nas melhores soluções de fazer seu produto chegar até seu cliente, garantindo qualidade, conforto, segurança e agilidade na sua entrega.
O que é logística?
Pode-se definir logística como uma área responsável pelo transporte e armazenamento das mercadorias. Compreende-se logística como o conjunto de planejamento, controle de fluxo de materiais, mercadorias, serviços e informações de uma empresa. Integrando e racionalizando as funções desde a produção até a entrega do produto, de forma a assegurar as vantagens competitivas na cadeia de distribuição, de maneira a garantir a satisfação do cliente.
Para Ballou, o grande desafio da logística é diminuir a diferença entre o fornecedor e o consumidor, de modo que os clientes tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem.
Como utilizar a logística para vender mais?
Não é novidade que o maior desafio enfrentado pelo comércio durante a crise é o decréscimo no número de vendas. Contudo, muitas opções podem ajudar a solucionar esse problema, como investir em marketing digital ou ainda buscar inovações de produtos para alcançar novos públicos.
Porém, um dos pontos que os estudiosos vêm apontando como primordial para uma recuperação em curto prazo é a fidelização do seu cliente. É de extrema importância agregar valor ao cliente.
Dessa maneira, mostre que você se importa com ele, entende o momento que estamos passando e também que está buscando soluções para mantê-lo seguro e confortável. Pensando nisso, uma logística eficiente é de extrema importância para garantir a confiança e manter a credibilidade com seu cliente.
Algumas dicas para agregar valor à sua entrega e cativar o cliente:
– Disponibilizar o produto no momento desejado:
Divulgue seus produtos em estoque, mande mensagem com ofertas aos seus clientes, esteja sempre na visão dele, para que, no primeiro momento que ele deseje um produto, sua marca seja a primeira a vir em seu pensamento.
– Faça entregas rápidas:
Todo cliente ao fazer um pedido quer aquele produto o mais rápido possível, afinal, ele já gastou tempo escolhendo e fazendo o pagamento. Sendo assim, quanto mais rápido o envio for realizado, mais valor é agregado à sua marca.
– Aumente sua frequência de entrega:
Se você é uma loja que realiza entregas em determinados dias da semana ou atende cada região da cidade em um período do dia, repense! Ao comprar um produto, o consumidor deseja tê-lo o mais breve possível. Isso é um enorme diferencial para alavancar suas vendas.
– Torne fácil o processo de compra:
É de extrema importância o cliente ter um processo de compra satisfatório. Pois, quanto mais intuitiva for sua plataforma de vendas, mais fácil será para o cliente utilizá-la e maior é a probabilidade de ele voltar a fazer compras com você. Vale ressaltar que toda plataforma é válida, seja site, aplicativo, Facebook, Instagram ou WhatsApp, o importante é que o cliente tenha uma boa experiência durante a compra.
– Disponibilize informações confiáveis:
Seja sincero com seu cliente. Informe os prazos reais de entrega e a disponibilidade dos produtos. Vale ressaltar que o cliente deseja ter a melhor experiência de compra, portanto, clareza e sinceridade na hora de disponibilizar informações, são fatores essenciais.
– Ofereça flexibilidade na entrega do seu produto:
Busque ouvir os desejos de seu cliente. Dessa maneira, garanta uma entrega personalizada, com faixa de horário agendada, embalagem personalizada ou ainda embrulho de presente, caso solicitado.
– Entregue o produto na melhor qualidade:
É crucial que o produto chegue de forma impecável ao cliente. Para isso, certifique-se que o produto está bem embalado e nas condições ideais para transporte.
– Busque saber quanto seu cliente está disposto a pagar pelo transporte:
Um fato é que o transporte de produto até o cliente gera custos que, ao serem integralmente pagos pelo comerciante, acabam afetando gravemente a receita. Para que o cliente fique satisfeito com o valor do transporte, busque pesquisar e definir até qual valor ele está disposto a pagar pelo serviço. Porque, através dessa resposta, pode-se buscar formas de dividir o custo entre fornecedor e comprador ou encontrar alternativas que atendam as necessidades dentro do preço aceitável.
Você sabia que agora pode ser um bom momento para expandir seu negócio?
De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), até a segunda quinzena de março, o país apresentava uma média de 10 mil novas empresas que abriram seu comércio eletrônico desde janeiro deste ano. Contudo, após as medidas de isolamento social, implantadas no Brasil desde o fim de março, esse número chegou a 50 mil novos e-commerces em um único mês.
Com a impossibilidade de as pessoas irem até as lojas físicas, o comércio on-line é a solução e isso torna-se uma excelente possibilidade para você expandir seu negócio em nível regional ou até mesmo nacional!
De acordo com uma pesquisa da NeoTrust, divulgada no início de 2020, os dez setores mais vendidos na internet são:
Fonte: NeoTrust – Compre&Confie
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