Segundo uma pesquisa realizada pela FIA Employee Experience (FEEx), respondida anonimamente por 150 mil funcionários, a cada cinco trabalhadores brasileiros, um não recebe o feedback de desempenho dentro do seu local de trabalho. Uma outra pesquisa realizada pela Catho, site intermediador de contratações no Brasil, indica que cerca de 92% dos profissionais brasileiros gostariam de receber feedbacks de seus superiores.
Através da divergência desses dados, podemos compreender o quanto micro e pequenos empreendedores encontram dificuldades em gerir os seus funcionários. Sendo uma das principais causas deste problema, a falta da cultura do feedback, que muitos gestores, não aplicam de maneira correta dentro de suas equipes.
Diante disso, surge a necessidade de entender o que é esse conceito, e como ele pode se tornar uma ferramenta muito útil dentro do seu negócio.
O que é feedback?
Originado do inglês, o termo é a junção das palavras feed (alimentar) e back (voltar), traduzindo para o português retroalimentar. Entende-se como feedback, o retorno de comentários e orientações que um colaborador, ou até mesmo um grupo de colaboradores, recebem, visando melhorar/otimizar uma ação realizada. Contudo, o feedback pode ser realizado de inúmeras formas e pode ter diferentes objetivos.
Um exemplo, é a utilização desse modelo em sites de e-commerces, onde é permitido comentários e avaliações para os produtos, garantindo credibilidade e proporcionando uma quebra de objeção, nesse caso se o produto é bom ou ruim, facilitando assim a venda.
Tipos de feedback
Existem dois fatores que influenciam os tipos de feedbacks. O primeiro deles, é o objetivo de estar realizando essa ação, que pode ser classificado como positivo ou construtivo, e o segundo, sua formalidade, que pode ocorrer de maneira formal ou informal.
- Positivo:
Tem como objetivo reconhecer ou reforçar atitudes que conceberam resultados positivos em alguma tarefa. O retorno positivo é um dos fatores que contribuem para manter e/ou estimular a motivação do profissional de uma equipe, além de reforçar a repetição de ações bem sucedidas. Portanto. é crucial entender a importância de aplicar esse tipo de feedback continuamente dentro de uma organização.
- Construtivo:
Ao contrário do que muitos pensam, o feedback construtivo não é um retorno negativo e sim uma maneira de alinhar estratégias para alcançar bons resultados. Esse modelo de feedback tem o intuito de impulsionar mudanças comportamentais para melhorar o desempenho do profissional ou da equipe.
- Informal:
Elogios realizados durante a entrega de um trabalho bem sucedido, comentários/dicas durante a execução de uma atividade são exemplos de feedbacks informais. Vale ressaltar que esse tipo de feedback pode acontecer no dia a dia de forma natural dentro de um negócio. Logo, esse modelo de feedback não precisa ser elaborado e não atrapalha o decorrer da produção.
- Formal:
Para que este modelo seja realizado da maneira correta, ele exige estrutração e elaboração, ou seja, é mais complexo. Sendo assim, esse tipo de feedback ocorre normalmente de maneira individual entre colaborador e gestor, focando principalmente no desenvolvimento profissional do colaborador e mantendo o clima organizacional da empresa dentro dos parâmetros estabelecidos como meta.
Qual sua importância?
O feedback é importante para qualquer tipo de relação, até mesmo relações pessoais, visto que possibilita regular as interações. Pois, através das informações promovidas por um feedback, as pessoas podem entender o que faz a relação dar certo ou não.
Entretanto, quando o assunto é feedback dentro de empresas e grupos, é notório o quanto faz a diferença no clima organizacional. A cultura do feedback em empresas é de extrema importância, pois não serve só como uma forma de possibilitar o crescimento dos funcionários através de feedbacks construtivos, como também, é comprovado por estudos que ao receber feedbacks positivos os funcionários se sentem mais engajados para executar suas tarefas.
Em uma pesquisa realizada pela HubSpot (2017), indica que empresas com uma cultura de feedback bem estruturada conseguem reduzir o seu turnover em 14,9%. Indo mais a fundo na pesquisa, temos outros dados como 43% dos colaboradores que estão engajados dentro da empresa recebem feedback uma vez por semana.
Portanto, quanto mais frequente a utilização dessa ferramenta, maior será o envolvimento dos funcionários, bem como a disposição para se desenvolver dentro da empresa. Sendo que o contrário, não utilizar de feedbacks, garante maior desorganização e falta de engajamento, caso não possua outras formas de estímulo ao desenvolvimento.
Agora que você já tem ideia do que é esse conceito, coloque-o em prática dentro da sua empresa para melhores resultados. Contudo, caso tenha interesse em mapear um processo de feedback complexo e detalhado, corra já e agende um diagnóstico gratuito com a gente clicando aqui.
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