E-commerce: o que é e sua relação com a atual pandemia

Você sabe o que é E-commerce e o quanto ele é importante para a economia atual? Essa modalidade de comércio ganhou muito destaque diante da crise do novo coronavírus. Assim, se você quer melhorar suas vendas, deve conhecer mais sobre ele.

Os últimos meses, apesar de tantas instabilidades e incertezas, foram cruciais para a expansão e maior consolidação do e-commerce (expressão para comércio eletrônico), principalmente no Brasil.

Essa modalidade de comércio, apesar de antiga, ganhou visibilidade e caiu no conhecimento da população, principalmente, devido à atual crise vivida pelo mundo, a qual obrigou todos a se reinventarem e descobrirem novas maneiras de se manter.

No Brasil, houve um aumento de 400% por mês, no número de lojas que abriram seu comércio eletrônico durante a quarentena. Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), até a segunda quinzena de março, o país apresentava uma média de 10 mil aberturas por mês. Esse número atingiu a marca de 50 mil após as medidas de isolamento social.

Além disso, a Associação ainda estima que o E-commerce movimente R$106 bilhões em 2020, o que significa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. Outra fato é que, segundo o presidente da ABComm, Maurício Salvador, o atual câmbio favorável à exportação pode permitir que as marcas realizem vendas para consumidores estrangeiros.

Contudo, diante de números tão impressionantes, é fundamental entender o que realmente é o E-Commerce e suas diferenças. Isso porque essas diversidades em relação às lojas físicas ainda gera muitas dúvidas.

Quais são as diferenças entre e-commerce e lojas físicas?

A diferença entre os dois tipos de negócio está, fundamentalmente, no momento de sua concepção. As lojas virtuais são uma extensão de lojas físicas, as quais pretendem começar a se inserir no meio virtual. Com isso, é como mais um ponto de venda daquela marca. Já os e-commerces são totalmente planejados e estruturados para atuarem no mundo digital, podendo, inclusive, não ter ponto físico.

Dessa forma, eles apresentam estratégias mais estruturadas para esse ambiente, com investimentos em marketing digital para mídias sociais e email marketing, por exemplo. Além disso, muitas estratégias, como público alvo, expansão de negócio e alcance da marca são pensados e planejados de maneiras diferentes. Isso acontece porque estão inseridos em um ambiente totalmente diferente do convencional.

Dicas para seu e-commerce:

Assim, sabendo agora o que é o e-commerce e sua importância no cenário atual, aqui vão algumas dicas para você. Se você pretende iniciar nesse ramo ou, até mesmo, melhorar seu desempenho, confira abaixo:

1) Planejamento

Qualquer negócio exige muito planejamento, e no e-commerce não é diferente. É fundamental saber o ramo em que vai atuar, algo que goste e que tenha mercado para receber. Além disso, é preciso conhecer um pouco sobre a legislação do e-commerce, já que ela determina algumas regras de extrema importância.

2) Plataforma

Escolher a plataforma é fundamental para iniciar o novo negócio e garantir qualidade ao cliente. Ainda mais que já existem várias plataformas prontas que oferecem esse serviço.

3) Formas de pagamento

É muito importante dedicar às formas de pagamentos. Quanto mais maneiras diferentes, mais chances de finalização de compras pelos clientes. No entanto, não se esqueça de prezar sempre pela segurança dos dados e dos pagamentos.

4) Logística

Organizar a logística do comércio é fundamental para garantir a qualidade do serviço. Dessa forma é necessário ter desde controle de estoque até rapidez nas entregas contam para a excelência das vendas e satisfação dos clientes.

5) Marketing

Seu comércio está na internet, então trabalhar no marketing digital é, com certeza, de extrema importância para alcançar seu público e as metas de seu negócio. Saber investir em anúncios e interpretar os dados gerados por eles
fazem total diferença e podem trazer resultados impressionantes.

6) Atendimento ao cliente

Tenha um ótimo atendimento ao cliente e preze pela experiência dos mesmos. As vendas sem contato físico podem ser um tanto quanto desagradáveis se a empresa não fornecer o atendimento adequado, então não deixe de investir nesse aspecto.

 

Dicas de para engajamento, acesse: https://rockcontent.com/br/blog/engajamento/

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