A pandemia do COVID-19 chegou de maneira repentina e pegou os empreendedores de surpresa, causando grandes impactos na economia e, principalmente, nos pequenos empresários.
Nestes micro e pequenos negócios, pode-se verificar algumas falhas simples cometidas na gestão financeira, como por exemplo:
– Confusão entre o patrimônio comercial e individual;
– Falta de planejamento financeiro;
– Obtenção de dívidas sem previsão de receitas.
Diante disso, surge a necessidade de se adaptar perante o cenário em que nos encontramos. Isso exige dos donos dos pequenos negócios tornar seu empreendimento inovador e agregar valor ao seu produto.
Além disso, atualmente, é mais do que necessário realizar uma gestão financeira eficiente, a fim de priorizar os gastos e descartar despesas que prejudicam o gerenciamento do negócio. Dessa maneira, é possível superar esse momento de crise sem danos na saúde financeira da empresa.
Com isso, começar a aplicar algumas novas medidas faz parte do passo a passo que você deve seguir para superar esse momento de maneira com que se minimizem os impactos da crise.
Como se preparar para diminuir o impacto?
-
Prever cenário:
Primeiramente, é muito importante fazer o levantamento de todas as despesas previstas para os próximos três meses, separando esses valores por tipos, para melhor visualização. Realizando esse passo, você já terá uma visão macro do que despende mais esforços financeiros no momento.
-
Definir e analisar as despesas:
Nessa etapa, você analisará as despesas separadas anteriormente e definirá o que possui maior impacto no funcionamento do seu negócio. Pode-se aplicar algumas ações corretivas para que as despesas que não possuem tanto impacto possam ser reavaliadas e até mesmo eliminadas.
-
Ajustar os gastos:
Após alinhar na etapa anterior os gastos que possuem maior impacto, pode-se encontrar algumas fontes de dívidas ou até mesmo pagamentos que dificultam o andamento da gestão financeira do seu negócio. Com isso, algumas atitudes podem ser tomadas para amenizar a situação:
Negociar com fornecedores a flexibilização dos pagamentos e permitir mostrá-los que o acordo é favorável para ambos nesse momento;
Evitar realizar gastos que não sejam extremamente necessários;
Analisar seu fluxo de caixa e verificar se há disponibilidade de valores adicionais disponíveis (recursos vindos, por exemplo, da venda de veículos, máquinas).
Se ainda assim não for possível conter suas dívidas e realizar o pagamento de fornecedores, talvez seja necessário consultar a viabilidade de utilizar um empréstimo.
-
Buscar estratégias de faturamento:
Com o impacto provocado pela crise, será necessário se adaptar e criar ações para que ainda seja possível faturar. Alguns exemplos de estratégias que podem ser adotadas são:
– Presença Digital: é muito importante que você consiga disseminar sua marca no meio digital. E para isso você pode usar as mídias digitais a seu favor (Facebook, Instagram, WhatsApp Business, entre outros). Dessa forma, você se mostra mais presente e disponível para seu cliente. Também é uma ótima hora para aprender o máximo sobre Marketing Digital.
– Delivery: se você ainda não adotou esse tipo de serviço, agora é a hora. Com os deliveries você expande seu canal de vendas e dá continuidade ao processo de faturamento.
– Qualidade do serviço: nesse período não há a opção de deixar a qualidade dos seus serviços cair. Um cliente satisfeito é um cliente fidelizado.
– Férias: aproveite a pouca movimentação durante o período de quarentena para liberar seus funcionários que estão com férias a vencer. Isso te ajudará a fazer a gestão financeira mais facilmente e permitirá a volta da quarentena com os funcionários todos alinhados.
– Fracionar as compras: realize compras em menor quantidade, a fim de reduzir o investimento em estoque e minimizar perdas.
-
Gestão do fluxo de caixa:
Nessa última etapa, você organizará as despesas e receitas previstas para não correr risco de faltar dinheiro na hora de pagar fornecedores, funcionários ou contas. Dedique-se ao máximo no gerenciamento do seu fluxo de caixa, preenchendo planilhas detalhadamente a fim de solucionar todos os futuros questionamentos relativos as finanças.
Além dessas medidas, é possível ainda se obter um gerenciamento financeiro mais completo. Isso pode ser feito com controle de estoque, controle de vendas, monitoramento de pagamentos ou mesmo demonstrativo de resultados. Nesse caso, vale a pena investir em uma consultoria para resultados ainda maiores.
Para mais dicas sobre tendencias pós Covid, acesse: https://cio.com.br/9-tendencias-do-trabalho-pos-covid-19/