Qual o momento do empreendedor pedir por suporte externo?

Pedir por suporte externo não é sempre assunto entre os empreendedores. Mas existem alguns momentos na vivência da empresa que notamos a necessidade de se abrir para novas ideias e auxiliadores.

Durante os trabalhos na empresa, nem sempre conseguimos dar conta de tudo o que queremos. Na realidade, para fazer tudo o que queríamos fazer, iríamos precisar de 48h no nosso dia. Vemos vários empreendedores bem sucedidos e acreditamos que eles conseguem dar conta de tudo. E claro, queremos copiar e ser tão produtivos quanto eles.

No começo do empreendimento é normal que o empreendedor consiga fazer um pouco de tudo. Focado no operacional e no estratégico: consegue vender, cuidar das finanças, ver algumas parcerias, melhorias no produto, gerenciar o marketing da sua empresa e muitas outras coisas. As muitas atividades fazem o empreendedor trabalhar mais do que deveria. Não existem finais de semana nem feriados de descanso. O trabalho é longo e 12h por dia.

Uma rotina assim,  parece ser comum no início, mas, com o crescimento do negócio, é necessário modificá-la. Com o crescimento da empresa, é extremamente necessário escalar mais líderes nela. Assim, vão surgindo gerentes e chefes funcionais, cada um cuidando de propósitos bem específicos em seu negócio. Esse momento é muito claro quando o dono do negócio já não precisa de se preocupar com tudo, como: dá desconto ou não dá? Contrata essa pessoa ou não? Trocar o plano de saúde por qual? Porque essas questões já estão sendo vistas por outras pessoas da equipe.

Além disso, existe alguns momentos que julgamos ser pontos decisivos. Nesses momentos percebemos ser necessário procurar algum tipo de ajuda de fora da empresa. Sim, é necessário ficar atento e procurar por um suporte externo e assim, não trabalhar mais sozinho. Ter mais cérebros pensando juntos e discordando de você, vai te fazer pensar mais alto. E, no final do post, daremos algumas dicas de como conseguir fazer tudo isso.

Então, fique atento a essas frases que explicaremos a seguir e pense nas possibilidades de procurar por um suporte.

“Não dá tempo de pensar no futuro, só no agora!”

Quando o empreendedor acha que é possível que ele cuide somente do presente e do agora, ele precisa de ajuda. Sabemos que, muitas vezes, o sentimento de urgência toma conta da empresa e tudo que é feito é pensando em resolver o problema de agora e as pendências do agora. Fizemos um post falando sobre o que fazer quando esse é o sentimento mais frequente na empresa e claro, como evitar que isso aconteça.

 

Por mais que seja normal pensar no agora, não podemos trabalhar com essa tendência. É preciso se adiantar ao mercado, saber aquilo que está mudando, saber das tendências e novas ideias surgindo. Uma empresa que não tem planejamento e não pensa no futuro está com sérios problemas de gestão e é necessário cuidar disto com rapidez para solucionar o problema. (Fizemos um post que fala exatamente sobre isso, clique aqui para ler.)

“Não tenho tempo para inovar, meu negócio já vai bem!”

Quando percebemos que a rotina da empresa já tem seu padrão a algum tempo e não são feitas muitas mudanças desde então. Até as promoções são as mesmas e nas mesmas datas. A vitrine da loja sempre por conta de algum funcionário padrão. E assim segue a rotina.

Nesse momento é muito necessário que o empreendedor pare para inovar e conseguir mais diferenciais para sua empresa. Ninguém é o primeiro lugar sempre sem esforço. Os clientes podem mudar de loja favorita a qualquer momento e o que você tem feito para aumentar seus diferenciais?

É sempre interessante pensar em parcerias com fornecedores, clientes, investidores e a própria comunidade local, pensar em eventos novos, pensar em novas campanhas de marketing, novos produtos, quem sabe até um novo layout para a loja.

Saiba que é possível usar ideias novas para gerar reais resultados. Incentive isso na sua empresa. A dica que damos é sempre tirar uns minutos finais do seu dia para ler alguns conteúdos interessantes, algumas coisas novas para ver o que há de novo no mercado.

Para deixar seus clientes plenamente satisfeitos é importante manter a novidade com produtos que encaixam perfeitamente com suas necessidades. Além de manter esses diferenciais, um sistema de inovação pode colaborar na sua empresa para que todos os membros sempre se sintam a vontade de propor novas ideias, Quem sabe, até mesmo colocar algumas pessoas responsáveis por gerar essas discussões em algumas reuniões para criar produtos, serviços ou mesmos diferenciais novos.

“Não tenho certeza mais sobre quem é meu público alvo, mas continuo vendendo.”

O seu negócio mudou e outras pessoas começaram a usar o seu produto, mas você continua na mesma comunicação que existia a uns anos atrás. Nesse momento é necessário parar e estudar qual realmente é seu público alvo, qual seu real nicho de clientes mais interessados em seu produto ou serviço. Você tem a certeza do motivo de muitos clientes seus pararam de comprar com você? É importante ter em mente todas essas questões e não somente com achismos, mas com dados específicos. (Falamos da importância de definir o público alvo em um ebook completo e gratuito, para baixar, clique aqui. )

“Estou inovando, mas não dá tempo de ver se está dando muito certo.”

Você está mudando a sua empresa, mudando e colocando outros produtos ou serviços a serem comercializados, mas ainda assim não tem certeza de que está tendo resultado. Bem, nessa questão é importante saber mensurar bem os seus dados para ver a aceitação do mercado com sua inovação. As vezes, empresários colocam diferenciais bastante interessantes que fazem perder muito tempo para produzir, mas o retorno com os clientes é relativamente baixo. Ou seja, muitas inovações e diferenciais podem não surtir efeito. Para isso, é necessário analisar bem o mercado para entender quais mudanças são realmente interessantes de serem feitas.

“Não tenho certeza que estamos chegando nas nossas metas, mas é sempre bom crescer.”

Quando você não tem um acompanhamento das suas metas, é muito provável que você não saiba para onde seu negócio está caminhando.  Se você souber responder claramente essas três perguntas, é mais fácil compreender sobre suas metas e objetivos:

  • Onde estamos?
  • Que caminho estamos seguindo?
  • Qual o objetivo final?

É necessário responder essas perguntas com facilidade e rapidez, para sempre ter em mente o quanto falta para alcançar as metas. Já falamos um pouco em outro post sobre a importância das metas e como definir melhores metas para seu negócio.  (LINK)

Nossa dica:

A dica que podemos dar quando uma empresa chegar em alguma dessas situações é parar e reavaliar a rotina de trabalho. Qualquer uma dessas situações pode fazer sua empresa estagnar. 

Deixamos aqui esse video, de uma palestra do Marcelo Sales falando sobre seu Day1, mostrando que as conexões que fazemos é que movem a nossa vida.  A partir desse video, queremos incentivar e mostrar a importância de se abrir para novas ideias, sempre inovando e melhorando.

https://www.youtube.com/watch?v=eStNcJ7S7No


No mais, nossa dica é que os empreendedores tentem delegar algumas tarefas, terceirizar outros para que essas ideias vistas aqui sejam realmente colocadas em prática.

Recomendamos fortemente também que seja contratado alguma empresa de consultoria. Esse tipo de empresa pode auxiliar e dar suporte em áreas específicas de seu negócio. Dessa forma você percebe que nem sempre é possível trabalhar solitariamente em sua empresa e é necessário pedir ajuda e alavancar seus resultados.

Entre já em contato com a UNIFEI JR para ver na prática como podemos te ajudar.

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