Pretende começar a empreender, mas ainda está meio perdido nas suas ideias? Você tem várias ideias e não sabe qual delas é mais interessante de seguir? Neste post iremos dar dicas de como unir o que você pode fazer com aquilo que o mercado precisa.
De acordo com a Endeavor, para iniciar um negócio é necessário unir três vertentes: seu conhecimento, suas paixões e as necessidades do mercado.
CONHECIMENTO – PAIXÕES – MERCADO
Para definir bem, respondemos uma série de perguntas:
- O que você sabe fazer?
- Quais áreas você domina?
- O que você ama fazer?
- Quais as áreas que você tem interesse?
- Quais necessidades você vê no mercado?
- Quais problemas você poderia solucionar?
Autoconhecimento
É preciso se conhecer muito bem para definir estes pontos. Seus valores, seus sonhos. Juntar aquilo que você ama fazer com aquilo que você sabe fazer. Juntar aquilo que você tem interesse de fazer com aquilo que você já domina.
Exercícios autoreflexivos auxiliam muito nesse momento.
Mercado
Para entender o mercado, temos que entender como as tendências se relacionam com os nichos.
1- Tendência
Você consegue identificar quais são as tendências atuais? A Revista Pegn fez esse post sobre 50 tendências interessantes para explorar.
Vamos listar aqui algumas tendências que são facilmente observadas na sociedade atualmente. Para definir as tendências, uma boa pesquisa no Google consegue destacar o que tem impactado o mercado hoje.
a) Internet
A sociedade brasileira é fortemente conectada na internet. Cerca de 25% da população brasileira já faz compras pela internet e a tendência é aumentar. As praças públicas já começam a ter Wi-fi liberado, assim como lanchonetes e restaurantes.
Internet pelo celular: a tendência tem sido grande pelas pessoas que usam o celular para estar conectado nas redes sociais.
b) Serviços
Home office: tem crescido nos últimos dias, trabalhando sem sair de casa. Muito pelo conforto e flexibilidade de horários.
c) Beleza
Beleza sempre é tendência, mas existem novos nichos interessantes como beleza masculina, beleza para idosos.
De acordo com o SEBRAE, em 2017 essas são as tendências de ter um forte mercado.
- alimentos e bebidas;
- construção;
- vestuário;
- serviços de saúde;
- estética e beleza;
- serviços especializados;
- serviços de reparação/manutenção.
2- Nicho
Nichos de mercado são basicamente uma parcela específica da sociedade na qual você coloca como público alvo de seu negócio. É necessário ter um público para vender e quando conseguimos deixar que este público seja mais específico, conseguimos vender com mais propriedade. Quando temos algum nicho bem especificado, nós não precisamos de trabalhar com toda a gama de produtos possíveis, apenas aqueles que nós temos interesse de vender.
Por exemplo, quero fazer um negócio educativo. Para atender todos os públicos possíveis, eu teria que abrir uma escola física para crianças, adolescentes, jovens, adultos idosos, além de atender pela internet, ensinando tudo que eu pudesse ensinar.
Consegue perceber como é vago? As chances de não dar certo são imensas. Afinal, vou vender para quem? Qual meu negócio em específico? Tendo muitas opções, conseguirei ter nível ótimo de qualidade em todas?
Então, para encontrar um nicho de mercado interessante, eu teria que analisar um pouco mais o caso. Vemos o produto para um público específico de pessoas. Juntando O QUE com QUEM (e com a DEMANDA).
O que? Tenho mão de obra para dar aulas de ensino médio, tenho a chance de transmitir ao vivo.
Quem? Jovens, sentimento de escolhas, faculdade, estudos para ENEM.
Demanda: Jovens que não tem tempo nem dinheiro para comprar cursinho físico.
Então, dividindo o mercado principal: Educação.
Educação > Educação a Distância > Educação À à distância para o ENEM.
Nesse post da UOL, temos 7 nichos que são interessantes para apostar em tempos de crise.
CASE 1: Vocês já viram esta propaganda do Guaraná Antarctica? Eles vendem para pessoas esportivas, pessoas que querem viver e aproveitar intensamente. Por mais que nem todas as pessoas que tomem guaraná sejam dessa forma, todas estão comprando esse pensamento.
c) Problemas
Quais as necessidades do mercado que você pode resolver?
Para definir este ponto, tentamos perceber quais problemas encontramos nos dias de hoje. E, principalmente, definir quais os problemas que o nicho escolhido possui. É necessário ter domínio sobre ele e entender suas necessidades, desejos, hábitos.
Para isso, conheça um nicho específico interessante para você e domine os assuntos que são tendência dentro dele. Crie soluções para suas necessidades e suas dores. Assim, quando você for vender, você terá propriedade no assunto, terá entendimento sobre as dores de seu cliente.
“Todo grande problema é uma grande oportunidade de negócio. Se você não tem (resolve) um grande problema, não tem uma grande oportunidade de negócio nas mãos. Ninguém irá pagá-lo para resolver algo que não é um problema”
Vinod Khosla
Concluindo
Assim, juntando todas essas informações já é possível que você consiga montar sua ideia de negócio. Caso tenha interesse de começar um empreendimento, fale com a gente, podemos conversar e tentar ajudar. Mas lembre-se, neste post vimos apenas um exercício de brainstorm. Para que essa ideia seja validada é necessário uma pesquisa de mercado, ou até mesmo, um plano de negócios.